quarta-feira, 31 de julho de 2013

PARABÉNS ACARAÚ, PELOS SEUS 164 ANOS!

O dia 31 de Julho marca os 164 anos da emancipação política de Acaraú. Esta data relembra mais uma etapa da vida de um Município vocacionado para um grande destino. Sentimos imensurável orgulho de nossa Cidade, de suas belezas e histórias incomparáveis, de localização geográfica privilegiada. Acaraú, acima de tudo, um lugar de gente de bem e acolhedora.

Participar mais uma vez de seu aniversário de emancipação nos deixa extremamente felizes. Tudo que diz respeito a Acaraú nos interessa. Cuidamos deste Município e o defendemos como quem defende sua família, por isso, podemos dizer que Acaraú é para nós um grande amor.

Na oportunidade que tenho de comandar este humilde blog, que leva o nome do município "O Acaraú" me sinto cada vez mais responsável em colocar minha parcela de contribuição para que o nosso Município possa ficar sempre em evidencia no Vale Acaraú, no Estado, no Brasil e no Mundo. Sempre trazendo opiniões que possam ajudar para o bem está do nosso povo.

Portando, é com muito orgulho e contentamento que congratulo-me com os filhos de Acaraú e com todos aqueles que direto ou indiretamente colocaram sua parcela de contribuição para que hoje pudéssemos completar 164 anos de emancipação política.

Parabéns Acaraú!

Jhônata Adams
Editor do Blog O Acaraú

PROJETO: Demostração de boxe com alunos da Acaraú Fighter

FOTO: Fernando Vitoriano
Nesta terça-feira, 30, houve demonstrações de luta de boxe na Academia Acaraú Fighter do Professor Aflânio e o instrutor Neumo Pereira. A demostração foi realizada pelos alunos do projeto  no qual o professor Aflânio coordena e contou com a presença dos pais que vieram prestigiar os seus filhos, que participaram das lutas.
Inst. Neumo Pereira, Sec. de Esporte Márcio Chaves,
Pref. Alexandre Gomes e Prof. Aflânio
FOTO: Fernando Vitoriano

FOTO: Fernando Vitoriano
Os alunos receberam troféus e uma lembrança de participação do evento que ocorreu em comemoração aos 164 anos de emancipação politica de Acaraú. Também estiveram presentes ao evento o prefeito da cidade de Acaraú, Alexandre Gomes e o Secretario de Esporte Márcio Chaves.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Ônibus é obrigado a parar no meio da rua causando um transtorno maior no trânsito já caotico de Acaraú

Sem rodoviária na cidade o ônibus da empresa Fretcar é obrigado à parar no meio da Rua Coronel Sales, enfrente a um ponto alugado pela empresa para venda de passagens no Centro de Acaraú. A imagem acima foi tirada na manhã de hoje, 30, quando o ônibus fazia o embarque e desembarque de passageiros. Vários veículos passavam pela contramão para desviar do veiculo que permaneceu por quase vinte minutos no meio da rua, correndo o risco de colidir com outro veiculo, ou até mesmo com os passageiros que embarcavam.

4º Camaleão na Trilha foi realizado em Acaraú

A Equipe Camaleão na Trilha, e a Oficina e Auto Diesel Pais & Filhos de Acaraú, realizaram o 4º Camaleão na Trilha, que contou com a participação de mais de 190 participantes só em motos, além de quadriciclos e veículos 4X4. A trilha foi realizada neste domingo, 28, e contou com a participação de amantes do motocross do Vale Acaraú e de outras cidades do Ceará e até de outros estados.

A Equipe trouxe ainda para Acaraú, a Equipe Força e Ação, que com manobras radicais levantaram a galera de Acaraú no sábado a noite, 27, e no domingo durante a saída da trilha, que teve o percurso de Acaraú à Praia do Morgado.

ACARAÚ: Portuguesa e Atlético fazem a grande final do Interbairros

Torcida compareceu em grande público
FOTO: Tide Andrade
A Portuguesa de Mongubas e o Atlético do Centro estarão se enfrentando nesta quarta-feira, 31, no Estadio Major Bião.

O Jogo é valido pela grande final do Interbairros de Acaraú. As duas equipes conseguiram as suas vagas nos pênaltis.
PORTUGUESA DE MONGUBAS
FOTO: Tide Andrade

A Portuguesa empatou no tempo normal com o Vasco de Almecegas em 1 à 1. Babal marcou para a Portuguesa e Geraldinho empatou para o Vasco. Nos pênaltis a Portuguesa levou a melhor e venceu por 4 à 3.
ATLÉTICO DO CENTRO
FOTO: Tide Andrade

Na partida principal com transmissão da Difusora 1.100 AM e da Equipe Bola Pesada, o Atlético do Centro e o União do Sitio Buriti entraram em campo já sabendo quem era o primeiro finalista. E em um jogo de muita marcação e emoção nos minutos finais, as duas equipes empataram em 2 à 2 no tempo normal.

Carlinhos de pênalti abriu o placar para o união ainda no primeiro tempo. Já no segundo tempo, Renê marcou para o Atlético e Dom virou em cobrança de falta. Nos minutos finais Jarbas empatou para o União.Na decisão de pênaltis o Atlético venceu por 4 à 3.

A grande final ocorrerá nesta quarta, 31, a partir das 16:00 horas com transmissão da Rádio Difusora do Vale Acaraú.

Oferecimento:

Casa da Ração O Elísio, Fernando Veículos, Deposito O Amilco, Acaraú Pesca, Mercantil O Baratão, Oficina & Auto Diesel Pais & Filhos, Produtos de Limpeza Juá, Pagodagem.

Realização:
Secretaria do Desporto e Juventude

Apoio:

Ruas de Acaraú ganham calçamentos


O Prefeito Alexandre Gomes não para de trabalhar pelo Acaraú e por seus munícipes. O governo municipal já começou a pavimentação da Rua Eulina Magalhães, no Bairro de Mongubas. Trabalhadores seguem em ritmo acelerado para entregar a rua totalmente calçamentada aos moradores.

Limão com Mel, Xé Pop e Banda Galícia nos 164 anos de Emancipação Política de Acaraú

Nesta quarta-feira, dia 31, Acaraú comemorará 164 anos em grande estilo. Seus munícipes e visitantes comemorarão ao som de Limão com Mel, Xé Pop, e Banda Galícia.

A praça do centenário deverá receber um bom público, mesmo a festa sendo realizada no feriado, e tendo seu encerramento na quinta-feira, 01, quando todo mundo deverá levantar cedo para trabalhar.

A festa tem a realização do Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Do Blog: Bem que a festa poderia ser nesta terça, 30. Assim quando fosse meia-noite os acarauenses poderiam cantar os parabéns para a sua cidade, e poderiam se divertir a vontade já que 31 é feriado. Fica a dica para os 165 anos.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

ACARAÚ: Governo Municipal realiza operação tapa buracos

FOTO: Tide Andrade
O Prefeito Alexandre Gomes conseguiu junto ao chefe do Executivo Estadual o serviço de tapa buracos. A operação foi realizada na Avenida Capitão Diogo Lopes, conhecida como 58, porta de passagem para turistas que procuram Jericoacoara, Camocim, e os Lenções Maranhenses.

Acaraú pode ganhar estaleiro

Imagem Ilustrativa
O Prefeito Municipal de Acaraú, Alexandre Gomes, está em Fortaleza para fazer a entrega de um projeto afim de conseguir para o Município a implantação de um estaleiro para construção de barcos de 60 metros. 

Um grupo espanhol é quem pretende investir mais de 120 mi de reais na construção do estaleiro, que poderá gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

ENERGIA SOLAR: Alunos e professores do IFCE de Acaraú participam de evento em Búzios/RJ

O Desafio Solar conta com a participação de 180 universitários e de 40 professores, incluindo cearenses 
Alunos e Professores do IFCE Campus Acaraú

Começou ontem, em Armação dos Búzios - ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido o município praiano da Microrregião dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro - a 4ª edição do Desafio Solar Brasil, uma competição de barcos movidos a energia solar, idealizada pelo Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizada em parceria com a Concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios.

O evento conta com a participação de uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que participa do desafio com um grupo da UFRJ e contou com o apoio da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Os alunos Francisco Cleuton de Freitas e Lindemberg Nascimento, do terceiro semestre do curso de Construção Naval do IFCE-Acaraú, foram acompanhados dos professores Maurício Oliveira, formado em Engenharia Naval pela UFRJ e entusiasta do Desfio Solar Brasil; e o engenheiro mecânico Paulo Bonfim.

Cleuton e Lindemberg finalizaram a embarcação junto com os alunos da UFRJ. Os professores auxiliaram na montagem e na supervisão dos barcos. Os pilotos das embarcações participaram, ainda, de um teste de natação no mar gelado de Búzios, enquanto os espectadores se encolhiam de frio no pier. Ao todo, a competição conta com 17 equipes, representando os Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará, no total, 180 estudantes e 40 professores.

Hoje pela manhã será realizado o prólogo, que define a posição de largada da competição, iniciada na sequência. Ao final da regata, realizada na orla Bardot 17, uma comissão técnica formada pelos professores da UFRJ e pelos principais patrocinadores irá selecionar o melhor barco sob o ponto de vista técnico. A equipe vencedora receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil.

Objetivos

Em sua 4ª edição, o Desafio Solar Brasil busca estimular e divulgar o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas por meio da competição de barcos movidos a energia solar; e, assim, contribuir para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

A expectativa é que o evento atraia representantes de empresas do setor marítimo, de instituições educacionais e de centros de pesquisa do mundo inteiro, por ser uma oportunidade de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre energia solar em um ambiente mais amigável que competitivo. 

Além da regata, o Desafio Solar Brasil conta com workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão solar, smart grid e outros assuntos relacionados à geração de energia renovável, medição inteligente, engenharia elétrica e naval e consumo consciente de energia.

Cidade Inteligente

A escolha de Búzios para essa edição do Desafio Solar Brasil não foi aleatória, já que, desde 2012, a cidade é sede do Projeto Cidade Inteligente Búzios, um investimento estratégico da Endesa em Desenvolvimento e Pesquisa (D&P) de redes inteligentes de distribuição de energia (smart grids), como base do novo modelo energético definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo Orestes Castañeda, diretor responsável pelo Projeto, que tem um investimento de R$ 38 mi, em três anos de duração (até 2014), compartilhado pela Aneel, Ampla e patrocinadores.

Aviões do Forró gravam a novela ''Amor A Vida''

Apesar de estar aos cinco meses e meio de gestação, Solange Almeida continua supermagrinha e em forma. Ela e Xand, vocalistas da banda Aviões do Forró, gravaram na tarde desta terça-feira, 23, em uma boate do Rio de Janeiro, cenas da novela 'Amor à vida'.

Os cantores gravaram com Tatá Werneck, intérprete da personagem Valdirene. Na cena, a periguete invade o camarim de Xand e Solange e se atira para cima do cantor.

A cena é prevista pra acontecer na próxima semana, entre os dias 29 de julho a 02 de agosto.

Camocim Imparcial

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Feira de Negócios do Vale Acaraú tem início hoje em Sobral

Inicia hoje a 27º edição da Feira de Negócios do Vale do Acaraú (Fenaiva) com o tema "Conexões, Inovação e Negócios e Destaque para a Economia Criativa", que estará concentrada principalmente no Espaço Conhecimento e Entretenimento. A Fenaiva é uma realização do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Sobral por meio da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

A Economia Criativa foi um dos temas escolhidos pelo Sebrae em todo o Estado e em Sobral o tema será tratado com parceiros como a empresa Leme Soluções e Estratégias, e o Festival de Animes e Mangás Sobralense (Fams) dentro do Espaço Conhecimento e Entretenimento.

De acordo com o técnico Analista do Sebrae e Coordenador da Fenaiva José Wellington Alves Granjeiro Filho, essa parte da Feira é voltada muito para os jovens, como uma tentativa de mostrar que passatempos como uma possível profissão. "Estamos tentando ensinar sobre empreendedorismo para jovens com atividades que eles levar normalmente como diversão. Queremos mostrar que o em vez de apenas jogar vídeo games, ele pode criar os jogos", explica.

Haverá exibição de filmes e animações, campeonatos de vídeo-game e concursos de cosplay. Essa parte dividirá espaço com painéis e oficinas que discutem como essas atividades geram recursos para os jovens que movimentam a nova economia mundial. Redes sociais, negócios geek, empreendedorismo digital e mercado de games são alguns temas abordados.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Turismo aumenta 70% no mês de julho na Praia do Preá

Praia do Preá
O turismo aumentou cerca de 70% no mês de julho na localidade do Preá no Município de Cruz, que tem parte da área situada no Parque Nacional de Jericoacoara, além da Praia do Preá que sediou uma competição nacional de kite surfe neste ano.

Segundo o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Cruz, Agnaldo de Menezes, o município possui também em sua área cerca de um terço do Parque Nacional de Jericoacoara, além de dois terços da Lagoa do Paraíso. Com cerca de 600 mil turistas por ano passando pela cidade, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o secretário explica que o número vem crescendo, e que existe a expectativa de aumentar ainda mais. Só neste mês, o movimento turístico cresceu cerca de 70% nos hotéis e estabelecimentos no Preá. Já em Jeri, ele aponta quase 100% de lotação na Vila de Pescadores.

A mudança da comemoração do Dia do Pescador de 29 de junho para 21 de julho, no último domingo, foi uma das estratégias para uma maior movimentação, principalmente nas férias.Foi um dia com competições de duas baterias de regatas, vôlei e futebol. Houve também serviço social gratuito com cortes de cabelo, massagem, cursos de maquiagem e outros segmentos de beleza. Está sendo feito um trabalho mais ativo também com os guias e bugueiros da região que trabalham fazendo passeios através da trilha que vai da Praia do Preá até a Praia de Jericoacoara. "Nossos guias regulamentados estão com fardas azuis e amarelas, além de identificação. Cursos em parceria com o Sebrae também estão sendo ministrados no Preá, para Agente de Formação Turística e Inglês", afirma Menezes.

Ele ressalta ainda que todos os estudos acerca de turismo na região têm sido tratados com outros Municípios, principalmente Jijoca, onde se localiza a Praia de Jericoacoara. "A região inteira apresenta um potencial de investimento turístico, por isso temos que trabalhar sempre em conjunto para que possamos atuar com um turismo consciente".
Jericoacoara

Em Jeri, o período de alta temporada apenas começou. Segundo o Biólogo e Chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso, o segundo semestre é o mais movimentado na Vila e no Parque, onde ocorrem a maior parte das atrações turísticas. Ele explica que a Vila atrai turistas para o Parque, fazendo com que este seja um dos principais destinos turísticos do País. "Há também uma forte propaganda do Governo do Estado e outros órgãos, assim como de empresas que vendem pacotes".

Mesmo fora da alta temporada, ele afirma que Jericoacoara tem um fluxo fixo de visitantes durante o restante do ano. "Sempre há turistas em Jeri, não importa o mês", afirma Cardoso.

Leis de trânsito
Dentro da Vila é proibido estacionar veículo privado, sendo permitido apenas o tráfego, segundo os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Samuel Vandir e Elenice Freitas. Dentro dos limites da Vila, todas as leis de transito são válidas como o uso de capacetes e guiar nas mãos certas nas ruas.

A fiscalização dos órgãos de trânsito é frequente. No entanto, quinta, sexta, sábado e domingo são os dias em que várias equipes do Detran estão circulando mais ativamente dentro da Vila, devido ao aumento do fluxo de turistas no local.

Elenice Freitas explica que a medida proibitiva de estacionar dentro da Vila foi necessária devido ao tamanho do local, que não comportaria tantos carros sem ficar intransitável, trazendo riscos para os moradores e visitantes. "Parte da magia de Jeri é andar a pé, estar num local pitoresco. Por isso todos os carros devem estar estacionados na entrada da vila", completa.

Morre Dominguinhos, o "herdeiro musical de Luiz Gonzaga"

Durante carreira de mais de cinco décadas, cantor e compositor gravou sucessos como "De Volta pro Aconchego" e "Eu Só Quero um Xodó"

O cantor e compositor pernambucano Dominguinhos, conhecido como "rei da sanfona", morreu às 18h desta terça-feira, aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Considerado um dos principais nomes do forró, o músico gravou sucessos como "De Volta pro Aconchego" e "Eu Só Quero um Xodó" durante uma carreira de mais de cinco décadas.

Dominguinhos foi internado em 17 de dezembro , no Hospital Santa Joana, no Recife, com quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Em 13 de janeiro, foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde o tratamento passou a ser liderado pelo oncologista que o acompanhava havia seis anos, desde que recebeu o diagnóstico de tumor pulmonar.

Nascido em Garanhuns no dia 12 de fevereiro de 1941, José Domingos de Moraes começou a carreira ainda na infância, tocando sanfona de oito baixos no grupo Os Três Pinguins, que formou com dois irmãos. 

Na adolescência, mudou para o Rio de Janeiro e procurou Luiz Gonzaga, o rei do baião, que lhe dera seu endereço anos antes. Dominguinhos, na época apelidado de Neném do Acordeon, tornou-se herdeiro musical de Gonzaga, morto em 1989.

Luiz Gonzaga na vida de Dominguinhos
Quando o sertanejo pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) conquistou o Brasil com “Asa Branca”, em 1947, um menino de seis anos, seu conterrâneo, começou a tocar sanfona na cidade em que nasceu, Garanhuns. Dois anos mais tarde, o pequeno José Domingos de Moraes se apresentou para o futuro “rei do baião” em pessoa - já era músico de rua, tocando pandeiro, e não sanfona. Aos 13 anos, o menino migrou para Niterói com a família, numa viagem de pau-de-arara que durou 11 dias.

Seu pai, mestre Chicão, era conhecido tocador e afinador de foles de oito baixos, e procurou Gonzagão logo na chegada ao Rio. O cantor de “Baião”, “Assum Preto” e “Paraíba” passou logo a apadrinhar o pequeno José, que foi apelidado primeiro de Neném do Acordeon e, mais tarde, de Dominguinhos.

Sucessos
Em 1964 Dominguinhos lançou o primeiro de cerca de 30 álbuns, "Fim de Festa". Onze anos depois gravou "Eu Só Quero um Xodó", que ganhou versões em diversas línguas. Durante a carreira, fez parcerias com músicos como Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e Elba Ramalho, intérprete de "De Volta pro Aconhego". Outros sucessos incluem "Isso Aqui tá Bom Demais", "Tenho Sede", "Lamento Sertanejo" e "Tantas Palavras".

Entre os prêmios que recebeu está o Grammy Latino de melhor álbum regional, em 2002, por "Chegando de Mansinho". Em 2010, foi homenageado pelo Prêmio Shell de Música e se apresentou em um show no Rio de Janeiro com convidados como Elba, Gil e Marcelo Mimoso. 

Também participou do documentário "O Milagre de Santa Luzia" , de Sergio Roizenblit, no qual conduziu uma viagem pelo Brasil que toca sanfona. Em 2011, quando o filme foi lançado em DVD, Dominguinhos comemorou a "redescoberta" do instrumento.

"Nunca se vendeu tanta sanfona, e é um instrumento caro", disse. Ele lamentou o fato de o Brasil não valorizá-la o suficiente, mas se mostrou otimista. "Mas estão descobrindo no Brasil também."

Falta de recursos precariza estrutura do Parque de Jericoaoara

Um roteiro de fiscalização foi implantado dentro do perímetro da unidade de conservação

O Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara precisa de mais investimentos para aperfeiçoar seu funcionamento. Com apenas quatro funcionários para uma área de 8.850 hectares, algumas estruturas herdadas da época da gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como a guarita da entrada do Parque na Praia do Preá e a sinalização na trilha para a praia de Jericoacoara estão aguardando novos investimentos para revitalização.

Segundo o chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Wagner Cardoso, as estruturas que foram colocadas na gestão anterior não estavam dentro do orçamento do Parque. Após a troca gestão do Ibama para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), em 2007 até 2009, houve um período de adaptação e organização para a nova entidade e ainda não havia um orçamento. "A partir de 2009 pudemos começar a fazer solicitações e, apenas em 2011, o Parna Jeri teve feito o seu plano de manejo", ressaltou. 

Atrasada
A criação atrasada do plano é uma das consequências do processo de instalação pelo qual o parque passou. Cardoso explica que a linha normal seria a efetivação de uma unidade de conservação com turismo após um estudo, seguido por um plano de manejo e abertura. "Jeri foi ao contrário. Nos anos 80 e 90 houve uma explosão turística com uma forte especulação imobiliária principalmente na década de 90 e, apenas em 2002, foi criada a Área de Proteção Ambiental (Apa) de Jericoacoara". Até 2007 a Vila de Jericoacoara fez parte da Apa, mas a partir daquele ano, passou a ser Distrito de Jijoca, que ficou responsável por sua administração, e a Apa que cerca a Vila se transformou em Parque Nacional. "Houve em 2007 uma troca de limites. Apesar do parque que circula a vila ser um dos menores do Brasil, é também um dos mais visitados, chegando a receber em média 500 a 600 mil turistas por ano".

Sobre as estruturas em situação precária, Cardoso lembra que elas foram implantadas um ano antes da administração do ICMBio ter início, sendo uma iniciativa necessária na gestão do Ibama, mas que não deu certo.

Para a implantação de sinalização ele explica que foi realizado um estudo em conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma época de grande estiagem e vários pontos da trilha são alagadiços em período de chuvas. "Alguns pontos são lagoas que estavam secas na época do estudo e implantação, mas que ficaram cheias em 2009. A ação do tempo foi a principal causa de deterioração desses equipamentos", disse o chefe do Parque de Jericoacoara.

Outro ponto levantado por Cardoso é que nunca houve uma normatização do uso dessa trilha e os turistas acabaram por se acostumar a usar o que lhes fosse mais conveniente. "Nunca existiu uma norma da gestão anterior para essa trilha como obrigatória", afirmou.

Já a guarita aguarda a liberação de verba para a contratação de funcionários terceirizados que regulamentem a entrada e visitação no parque. Uma das possíveis soluções apontadas por Wagner seria a concessão para entidades privadas de algumas atividades como a regulamentação da entrada no Parque Nacional. "Essa seria uma das possíveis saídas e uma postura adotada pelo ICMBio em outros parques como o de Foz do Iguaçu", explicou.

A chegada do Aeroporto Internacional de Jericoacoara assim como os grandes eventos internacionais que serão sediados no país são motivo de apreensão. Cardoso alertou que é necessário um investimento em estrutura física e humana para atender esse aumento de demanda. "Hoje já somos poucos funcionários e a estrutura física ainda não é suficiente pois a situação institucional do ICMBio ainda não permitiu tais melhoras, mas elas são extremamente necessárias", salientou Cardoso.

Conscientização
Educação ambiental com palestras e visitas guiadas para alunos do ensino fundamental, médio e graduação (principalmente de turismo) são alguns dos trabalhos realizados dentro da área do Parque. Além disso, atividades de conscientização ambiental nas comunidades e associações do entorno do Parna de Jeri, um programa de rádio semanal, banners, panfletos e folders também são ações de conscientização na região. 

Um roteiro de fiscalização preventiva foi implantado dentro do perímetro da unidade de conservação, que consiste em rondas diárias nas trilhas do parque nacional com o apoio de policiais militares da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), que tem por objetivo coibir as infrações ambientais. Cardoso destaca que os principais problemas encontrados são o tráfego desordenado dentro da área de conservação que abre novas trilhas e prejudica o ecossistema, assim como o lixo jogado pelos visitantes.

Mais informações
Parque Nacional de Jericoacoara Rua Oceano Atlântico s/n - Jijoca de Jericoacoara - CEP: 62.598-000 Telefone: (88) 3669-2140/ 3669-2345/ 9961-1420

IFCE: Inscrições abertas para cursos técnicos

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas para o processo seletivo para cursos técnicos, referentes ao segundo semestre de 2013. Ao todo, são oferecidas 1.090 vagas. Para se inscrever, o candidato deve fazê-lo exclusivamente pela internet, até 2 de agosto. As provas acontecem dia 1º de setembro.

Os municípios que têm vagas para o certame são Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Fortaleza, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Tabuleiro do Norte, Tauá, Sobral, Tianguá e Ubajara. Aos candidatos que solicitaram isenção de taxa de inscrição, a lista dos pedidos deferidos será divulgada no portal também no dia 22 de julho.

Do total de 1.090 vagas, 555 são para 16 cursos técnicos concomitantes - destinados a candidatos que, no ato da matrícula no IFCE, estejam cursando o Ensino Médio em outra instituição e que tenham concluído, pelo menos, o 1º ano desse nível de escolaridade.

Outras 535 oportunidades são para 15 cursos na modalidade técnico subsequente, voltada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

Cursos técnicos integrados e EJA

A oferta de vagas para os cursos técnicos na modalidade integrada (o aluno faz o Ensino Médio e o técnico simultaneamente no IFCE) será divulgada em agosto. O mesmo ocorre com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - para maiores de 18 anos que possuem o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio incompleto.

terça-feira, 23 de julho de 2013

PESQUISA IBOPE: EUNÍCIO BATERIA FÁCIL TODOS OS CANDIDATOS NO PRIMEIRO TURNO

O Ibope pesquisou no Ceará, entre os dias 13 e 16 de julho, e divulgou, no domingo (21), o resultado da pesquisa. O Instituto ainda vai liberar para o público. A pesquisa mostra o cenário atual no Ceará.

Cid Gomes é bem avaliado pela opinião pública e o mesmo ocorre com a presidente Dilma Rousseff. O ex-senador Tasso Jereissati também surge na pesquisa como um grande nome para o Senado da República. Outro destaque é o senador Eunício Oliveira que aparece como o nome com maior aceitação para governar o Ceará. Eunício bateria fácil Domingos Filho, Leônidas Cristino e Mauro Filho, se a eleição fosse hoje.

O senador Eunício Oliveira venceria fácil a eleição em todas as regiões do Ceará. Seus melhores desempenhos seriam nas regiões Sul, Cariri, Centro Sul e Região Metropolitana.

Vejam os dados:
Blog do Roberto Moreira

EM 2013: Camarão deve gerar R$ 600 mi no CE

Produção do crustáceo em cativeiro atingirá 40 mil toneladas neste ano, cerca de 50% de todo o volume nacional

Ao que tudo indica, neste ano os produtores de camarão em cativeiro do Ceará terão motivos de sobra para comemorar. Isso porque, de acordo com dados da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC), a estimativa de produção do Estado para 2013 é de aproximadamente 40 mil toneladas (ton) do produto, um número 14,2% superior às 35 mil ton registradas no ano passado. Tal volume tem capacidade de gerar um fluxo de até R$ 600 milhões em negócios.

"Os profissionais da carcinicultura (técnica de criação de camarões em viveiros) cearense estão todos otimistas para o desempenho deste ano, que vem sendo muito bom para o setor. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre a produção foi de 20 mil toneladas, um aumento de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado", afirma o presidente da ACCC, Cristiano Peixoto.

O Ceará, inclusive, desponta, como o estado brasileiro que mais produz camarão em cativeiro, tendo superado o Rio Grande do Norte - outro grande polo nacional- em 2010 e aumentado a diferença deste então. "Em 2013, praticamente 50% de toda a produção nacional será oriunda do território cearense", comenta Peixoto.

Sobre o diferencial que o Ceará possui com relação aos outros locais do Brasil, o presidente da ACCC garante que "o nosso maior triunfo é exatamente o clima quente do Estado, tendo em vista que para um maior desenvolvimento do crustáceo é necessário temperaturas regulares acima de 28°C, pois abaixo disso o animal adoece".

Sobre as áreas do Ceará que mais se destacam na produção de camarão, a ACCC informa que os maiores polos estão em Acaraú, Coreaú, Curu, baixo e médio Jaguaribe e nas imediações do rio Piranji, em Quixadá.

Mercado interno
Um detalhe que chama atenção sobre a produção cearense de camarão é que absolutamente nenhuma parcela do produto é negociada com o mercado exterior, mas com outros estados do Brasil. "20% do crustáceo fica no Ceará e o resto acaba indo principalmente para o eixo Sul/Sudeste. Cegamos a exportar até o ano de 2005 para os Estados Unidos e Europa, mas os americanos colocaram taxas altíssimas para proteger o mercado interno deles e os europeus acabaram atraídos pelo mercado asiático, que chegou com preços menores que os nossos. Sorte do mercado interno, que passou a contar com um produto de qualidade internacional", diz.

Sobre os valores cobrados nos viveiros, a ACCC informa que, atualmente, o quilo do camarão que pesa de 10 a 12 gramas sai, em média, por R$ 10. A partir de agosto, porém, esse preço deve subir para mais de R$ 12, já que haverá um aumento gradual na demanda com a proximidade das festas de final de ano. 

Setor com potencial
Ainda sobre a carcinicultura cearense, Cristiano Peixoto afirma que o governo do Estado deveria incentivar mais a prática, tendo em vista que a atividade tem um potencial bastante elevado de negócios e não sofre com os períodos de estiagem. "Geramos 15 mil empregos diretos no Ceará e, diferentemente da agropecuária, não precisamos de chuvas abundantes para desenvolver o nosso produto. Só necessitamos de água do mar e dos rios cearenses", finaliza.

Diário do Nordeste

Curso atualiza profissionais em doenças crônicas não transmissíveis

Com 70 vagas, estão abertas as inscrições para o “Curso de atualização em doenças crônicas não transmissíveis”, que será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Escola de Saúde. As inscrições são feitas pelo site da ESP-Ce até o dia 9 do próximo mês de agosto. O público que pode se inscrever: profissionais das cinco regiões de saúde que integram a macrorregião Norte (Cres de Sobral, Acaraú, Tianguá, Camocim e Crateús) que trabalham na Estratégia Saúde da Família, na nova rede de policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) e ainda do Hospital de Referência da Macrorregião de Sobral.

O curso, que terá 120 horas, ocorrerá numa unidade de referência da Sesa, o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), na Rua Silva Paulet, 2406. Serão quatro módulos nos dias 29, 30 e 31 de agosto, 12, 13 e 14 de setembro, 26, 27 e 28 de setembro e o último no período de 17 a 19 de outubro. Os profissionais ficarão atualizados em diabetes e hipertensão e bem informados sobre os atos normativos relacionados às redes de atenção às doenças crônicas não transmissíveis. “Abordaremos também o tabagismo”, acrescenta Ana Lúcia de Sá Leitão, médica do Grupo de Trabalho Adulto do Núcleo de Atenção Primária da Sesa.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a hipertensão atinge mais de 50% das pessoas acima de 60 anos e 8% das crianças e adolescentes. É responsável por 40% dos infartos, 80% de Acidente Vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis, incluindo a hipertensão, são responsáveis por 59% dos óbitos no mundo. Ações de prevenção e promoção, além da ampliação e melhoria da estrutura de assistência e qualificação de profissionais, estão sendo reforçadas no Ceará. 

As UPAs 24h e as policlínicas são o reforço na estrutura de atendimento, que atendem pacientes com a diabetes descompensada e pressão alta. Na prevenção e promoção, em todas as 150 Unidades Básicas de Saúde da Família construídas com recursos do governo do Estado, no interior, há salas de educação em saúde para orientar as famílias sobre o risco do sal e a importância da alimentação saudável e o valor das atividades físicas na qualidade de vida e na saúde.

Informações sobre o curso: (85) 3101.5191 / 3101.1405

Portal do Governo do Estado do Ceará

EM MINAS DEPUTADO ENSINA A COMPRAR VOTO E DIFAMAR ADVERSÁRIOS

O deputado federal Aelton Freitas (PR-MG) foi gravado em um vídeo ensinando como se disputa uma eleição comprando votos e difamando adversários políticos durante a reta final das eleições de 2012 em Capetinga, no interior de Minas Gerais. Na gravação, o parlamentar, que já foi senador no lugar do ex-vice-presidente da República José Alencar, dá uma “aula” para outros políticos da cidade.

A "primeira lição" é a compra de votos, por meio da técnica do “cartãozinho”. “Nós vamos fazer 200 cartõezinhos para prefeito. Não quer dizer nada, 200 cartõezinhos. E nós vamos pegar 20 amigos nossos confiáveis. Quem é da confiança? Vinte. Então você vai ter dez, você vai ter dez, você vai ter dez. Você vai buscar dez companheiros seus lá e que não estão votando no Donizete (Donizete do Escritório, candidato a prefeito). Esse cartãozinho vale R$ 100. O cara não vai votar em você. Vai votar nos R$ 100 que o cartãozinho que está no bolso dele vale.

''E outra: só vão pagar se tiver sido eleito”, diz ele, que também ensina como espalhar boatos dos adversários. “Vamos buscar três, quatro pessoas dentro do nosso grupo que saiba incomodar o Daniel (um dos candidatos a prefeito). Três ou quatro pessoas que possam estar em boteco ou em ponta de rua soltando boato e fofoca. Porque o Daniel tem que desmentir e perder tempo naquilo. Não você. A cúpula da campanha, que está por cima, nem conhece. Baixa o retrovisor e esquece que tem concorrente. Vocês estão indo em uma viagem ao futuro de Capetinga, pronto”, ensina no vídeo. As informações são do Fantástico.

Uma cópia do vídeo foi entregue anonimamente ao Ministério Público em Minas, que enviou o material para a Procuradoria Geral da República.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

NOTA: Produtor divulga nota sobre atrações da Festa do Município

De acordo com uma declaração no facebook de um dos produtores de eventos da PMA, nenhuma banda está confirmada até o momento para o aniversário de Acaraú.

Nem mesmo as bandas que já confirmaram presença em sua agenda de shows como a Limão com Mel. Sobre as informações já divulgadas na agenda de algumas bandas, o mesmo declarou que se trata de um "erro de agenda" e que só confirmará as atrações nesta sexta, 26.

ACARAÚ: Portuguesa e Atlético vencem e avançam no Interbairros

TIME: Palestra do Centro
FOTO: Tide Andrade
Neste domingo, 21, foi conhecido os dois primeiros semifinalistas do Interbairros de Acaraú. No jogo preliminar a Portuguesa de Mongubas passou para a próxima fase ao bater o Centrão da Bailarina por 4 à 2. Marcarão para a Portuguesa Babal, 2 vezes, e Edclaudio e Goré. Michel e Neto descontaram para o Centrão.

Já na jogo principal, com transmissão da 1.100 AM, o Atlético do Centro e o Palestra também do Centro, protagonizaram um dos melhores jogos do campeonato. No tempo normal as equipes empataram em 4 à 4 com direito a gol do zagueiro César do Atlético no ultimo minuto da partida.

Com o empate a disputa foi para os pênaltis. Raildo, João Carlos, Gleison, e Alex converteram para o Atlético  Já Wiris e David Alan desperdiçaram para o Palestra dando a vitoria ao Atlético.

Oferecimento:

Casa da Ração O Elísio, Fernando Veículos, Deposito O Amilco, Acaraú Pesca, Mercantil O Baratão, Oficina & Auto Diesel Pais & Filhos, Produtos de Limpeza Juá, Pagodagem.

Realização:

Secretaria do Desporto e Juventude

Apoio:

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Acaraú comemora São Benedito

A Paroquia de Acaraú está celebrando os festejos de São Benedito, na comunidade de Outra Banda, com o Tema: Fraternidade e Juventude e o Lema: São Benedito modelo de Fé e Fraternidade.

Os festejos começaram no dia 14 de julho e terá seu ensejo dia 21 deste mês.

PUBLICIDADE: ANTECIPAÇÃO DE 13ª SALÁRIO COM LÍVIA RIBEIRO


ANTECIPAÇÃO DE 13º SALÁRIO PARA FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DE ACARAÚ (CONCURSADOS E TEMPORÁRIOS), E PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS, PROCURE A CORRESPONDENTE LÍVIA RIBEIRO.

ESCRITÓRIO NA RUA CORONEL SALES, 370, CENTRO, ACARAÚ CEARÁ.
TELEFONES: (88)9972-5693; (88)9916-6289; (88)3661-0172

Documentos perdidos no Chitão do Marco estão na delegacia da cidade

Imagem Ilustrativa
A Policia Militar de Marco comunica à todos que participaram da festa do Chitão de Marco nos dias 12 e 13, e que tiveram documentos perdidos: Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cartão de Magnetico, Carteira de documentos,e  etc, que compareçam na Delegacia da cidade de Marco, localizada na Praça José Rodrigues, s/n, Bairro Coqueirinho, portando algum outro documento para a devida identificação e retirada do documento ou objeto perdido.

A policia comunica também a apreensão de 01 (um) celular, possivelmente furtado sem o Chip, dados do aparelho não serão divulgados pela policia para evitar possíveis golpes, caso alguém tenha perdido algum aparelho na festa compareça na Delegacia para identificação.

Veiculo capota em localidade de Aranaú

FOTO: Facebook do Evandro Costa
Um acidente sem vitimas foi registradona terde desta quinta-feira, 18, na estrada que liga o distrito de Aranaú à localidade de Castelhano, em Acaraú, mais precisamente na localidade de Lagoa do Mato. O acidende ocorreu por volta das 17:00hs. O veiculo envolvido no acidente é um Palio Fire Economy Prata de Placa GXS 3355 de Uberlândia-MG, os ocupantes são da localidade de Lagoa da Volta, próximo ao local do acidente.