Faça uma pesquisa rápida, junte um grupo de amigos e pesquise quantas linhas de celulares ativas cada um deles tem, ou usa? Pois é, o resultado não será nenhuma novidade se for em média quase duas linhas para cada habitante em Acaraú, zona norte do interior cearense. Em um paralelo realizado através de uma pesquisa no portal da Anatel, acabou por me revelar alguns dados interessantes em relação ao nosso estado e por consequência, nosso município. O mês de novembro esta findando e o numero de linhas celulares, já é superior à população que utiliza as torres de telefonia móvel em Acaraú.
Um dos fatores que provavelmente impulsionou esse crescimento é o numero de promoções que cada operadora proporciona a seus clientes, criando assim um enxurrada de novas habilitações. Outro fator que pode ter contribuído para o crescimento de novas linhas celulares, são os novos aparelhos dualchip, que proporciona ao usuário usar mais de um numero ao mesmo tempo em apenas um aparelho.
Em Acaraú, só não tem celular quem não quer, não é difícil a aquisição de um celular através da internet, nas lojas especializadas, ou mesmo no comercio do nosso município,mas voltando aos números, o município de Acaraú registrou a teledensidade (quantidade de linhas entre 100 habitantes) média de 157,41 acessos para cada 100 habitantes, superando assim a média nordestina que registrou a média de 98,58 acessos para cada 100 habitantes.
No município de Acaraú, encontram-se cerca de 78 mil linhas celulares ativas, sendo que de todas essas linhas, 7 mil representam dispositivos 3G, sendo 1000 de modems e 6 mil de celulares .
No quesito de quem detém a maior fatia do mercado de linhas celulares em Acaraú, a TIM segue liderando em disparada com cerca de 61%, seguido por a Claro com 18 %, OI com 11 % e VIVO 10% das 78 mil linhas ativas em Acaraú.
Não sou um estudioso do assunto, mas pelo que pude levantar através dos dados disponibilizados pela Anatel, acaba por se tornar bem interessante a explanação dos dados.