Empresários da cajucultura, como produtores, industriais, pesquisadores e comerciantes, reuniram-se esta manhã, numa das salas das Comissões da Assembleia do Estado para discutirem não só o relatório daSUb-Comissão, como o encaminhamento de pleitos e projetos do setor no Ceará.
O Presidente da Sub-Comissão, deputado Duquinha, promoveu o encontro para uma avaliação do instante e ouvir, dentre outras novidades, sobre a pesquisa da Embrapa que está produzindo barras de caju, nos moldes das conhecidas barras de cereais, riquíssimas em vitaminas e que poderão fazer parte da alimentação escolar nos diversos ciclos estudantis do Ceará.
Numa primeira avaliação, por exemplo, haveria, se acolhida por Estado e Municípios, o consumo de 180 mil barras/dia. Segundo ainda os pesquisadores e empresários do setor, mesmo com a baixa dos preços da castanhas e o pequeno aproveitamento do pedúnculo, há indústrias na região do Aracati, litoral leste do Ceará, produzindo mel de caju, sucos e alimento animal, com largas perspectivas para a produção de alimento humano.
Isso, assinala o deputado Manuel Duca, nós levaremos a todas as instancias do desenvolvimento do Estado, seja em nível de Governo, seja em nível de bancos oficiais financiadores das melhorias na qualificação da matéria prima que vai desde a mudança do cajueiral antigo, por cajueiro anão-precoce até a comercialização por preços dígnos da castanha.
Ainda segundo o deputado este ano haverá novos encontros da sub-Comissão em outras localidades produtoras de forma a que se unam grandes e pequenos em busca do aproveitamento total do que for produzido.
Fonte: Blog do Macário Batista
0 comentários:
Postar um comentário