terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aeroporto de Jeri tem obras paralisadas

Interrompido por conta de pendências técnicas, o serviço está previsto para ser concluído ainda neste semestre



As obras do Aeroporto Internacional de Jericoacoara ficarão paralisadas nos próximos dias. De acordo com o secretário cearense de Turismo do Estado, Bismarck Maia, a paralisação nas obras se deve a pendências técnicas e financeiras do projeto, junto ao convênio com o Ministério do Turismo. "Até o dia 10 de fevereiro os trabalhos serão retomados, uma vez que o fluxo financeiro se normalizará", garante o secretário.

O terminal de passageiros do aeroporto de Jericoacoara está com as obras em execução com previsão de entrega até o fim de 2012. O contrato foi assinado entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a empresa Poly Construções. O investimento é de R$ 9,2 milhões.

Conforme a Setur, o projeto do terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas - espécie de telha de madeira. Já a pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 metros de largura, o que permitirá pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, aeronave tida como padrão para o projeto.

Estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no aeroporto internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado em Cruz, a 22 quilômetros da sede.

A primeira etapa da obra, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi está sendo realizada pelo consórcio Contern-SBS, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda e SBS Engenharia e Construções Ltda.

A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída até o final do primeiro semestre de 2012. Este lote, orçado em R$ 44 milhões, tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

Quanto ao Aeroporto de Aracati, foi concluída a ampliação da pista de pouso e, agora, está em construção o Terminal de Passageiros, com mais de 97% das obras finalizadas. Já a construção do hangar encontra-se ainda em fase de licitação. A previsão é que o aeroporto fique pronto ainda neste primeiro semestre deste ano.


3ª CREDE promove palestra com professores, coordenadores e diretores das Escolas Públicas Estaduais

A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), de Acaraú, promoveu hoje, dia 27 de Janeiro de 2012, uma palestra com o tema: A Centralidade do Professor na Escola Contemporânea, encerrando os trabalhos desenvolvidos pela CREDE nas Semanas Pedagógicas realizadas nas Escolas.
O doutorando Joan Edesson de Oliveira foi o palestrante convidado para este momento, que teve como fundamento principal os seguintes tópicos:
- Escola existe para garantir a aprendizagem dos alunos e esse é o seu foco.
- O professor é fundamental para que a escola cumpra o seu papel e esteja voltada para o foco.
Estiveram presentes aproximadamente 100 convidados: professores, coordenadores escolares, diretores e técnicos da CREDE de Acaraú.


Fonte: Portal da 3ª CREDE


Image and video hosting by TinyPic

Semana Pedagógica é realizada na EEEP Marta Giffoni

A EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa está realizando no período de 30.01 à 03.02.2012 Semana Pedagógica, que tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão e mudança de postura no fazer pedagógico da escola, com base no estudo da TESE, suas premissas e experiências vivenciadas, tendo como ponto de partida o estudo e elaboração dos documentos que nortearão o ensinar e o aprender no ano de 2012, pautado nos resultados de 2011.

Informamos que as aulas se iniciarão na EEEP Marta Giffoni no próximo dia 06 de fevereiro.


Fonte: EEEP Marta Giffoni

Image and video hosting by TinyPic

domingo, 29 de janeiro de 2012

AAKC-Karatê está com matriculas abertas em Acaraú



Os interessados pelo o esporte Karatê na região do baixo Vale do Acaraú já podem matrícular-se para 2012. A AAKC-Karatê do professor faixa preta, Robyson Régis, esta com inscrições abertas no horário de atendimento na Matriz em Acaraú, a academia funciona a noite das 18:00 as 20:30 horas de Segunda a Sexta-feira, na Rua Manoel Sales, 41 - Centro - Acaraú.
Temos centros de treinamentos também em Bela Cruz, Cruz, Marco, Itarema, Sobral, Juritianha e Preá.

Contato por email: aakckarate@hotmail.com
Image and video hosting by TinyPic

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: Professores e alunos apontam estrutura precária nos campi

Ausência de professores e laboratórios é um dos problemas apontados pelos alunos de cursos tecnológicos do Estado


Para muitos dos estudantes do IFCE, a ausência de equipamentos
e o acervo escasso das bibliotecas dificultam o aprendizado

Foi por motivos como os colocados na primeira página deste Caderno que, todos os anos, milhares de alunos tentam ingressar nos cursos técnicos e de nível superior do Instituto Federal do Ceará (Ifce) e nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Curiosamente, a maior concorrência enfrentada pelos alunos não é com os outros candidatos, mas com o ritmo de operação da própria instituição. Em miúdos, a expansão do ensino tecnológico tem se acompanhado de dinamismo e, ao mesmo tempo, da precarização em alguns setores.

Cursos que são implantados faltando professor, laboratórios e livros. Casos de alunos de cursos novos que se autodeclaram "cobaias", chegam ao 6º período do curso sem laboratório próprio e com pouco acervo bibliotecário e professores, os quais estariam acumulando disciplinas para além das suas especialidades. E há casos de CVTs em processo de sucateamento.

Professores e estudantes abrem as discussões com uma ressalva: a expansão do ensino tecnológico é necessária, gera bons frutos, mas reclamam do que denominam de "discurso do agradecimento". Isso para dizer que o benefício gerado pela implantação de novas unidades de ensino, novos cursos e até laboratórios em processos de construção não pode justificar as carências sofridas hoje pelos alunos desses mesmos novos cursos.

No Campus Avançado do IFCE em Baturité, estudantes de Gastronomia estão no segundo ano do curso e não têm um laboratório. Eles têm que percorrer 330 km para fazer o uso dos equipamentos de Iguatu.

No Campus de Limoeiro do Norte, estudantes do 6º período de Nutrição não possuem laboratório próprio, assim como os de Educação Física. A alternativa é usar o laboratório de Biologia ou Tecnologia de Alimentos, que, segundo os estudantes, não atende a toda a demanda das ementas do curso de Nutrição.

"O fato de não termos um laboratório próprio acaba dificultando a realização de trabalhos de pesquisa de extensão. O laboratório de Biologia ajuda? Ajuda. Mas o correto não é o curso ter o seu laboratório próprio com os seus devidos equipamentos?", indaga Diego Malveira, do 5º semestre do curso de Nutrição em Limoeiro do Norte.

"O grande problema que temos enfrentado é a expansão da quantidade sem o acompanhamento da qualidade. Não é certo abrir um curso e deixar que as coisas (laboratórios, livros, professores etc.) só venham depois, sacrificando e desestimulando os primeiros alunos", afirma o professor Diego Gadelha.

Outro curso recém-implantado é o de Agronegócio. Nada mal, se o Vale do Jaguaribe detém, por exemplo, os principais polos fruticultores do Estado. Mas é outro curso que não tem laboratório próprio.

Para as atividades de ordem agrária, existe a Unidade de Pesquisa e Extensão (UEP), uma fazenda na Chapada do Apodi.

O diretor do campus de Limoeiro do Norte, José Façanha admite que alguns cursos não têm laboratório próprio, mas nega que eles tenham deixado de fazer as aulas práticas conforme regimenta a grade curricular. "Os cursos que não tenham laboratório nós temos convênios que viabilizam as aulas de campo. É o caso da Betânia (fazenda leiteira), que é uma das maiores do Ceará. E para o setor de agropecuária temos parceria com o IFCE de Iguatu".

O diretor ainda justifica a eficiência no campus com as boas avaliações do Ministério da Educação. O curso de Irrigação foi o único do Interior a tirar uma nota máxima na avaliação do MEC. Saneamento ambiental foi outro a tirar uma das melhores notas.

"Eu até entendo a ansiedade dos alunos. Se eles pedem o laboratório, isso é bom, porque é sinal de interesse, mas não estamos deixando de dar as aulas práticas. Temos vários ex-alunos professores, pesquisadores, ou empregados em vários Municípios. Existem equipamentos em processo de aquisição, mas a nossa estrutura é como poucas do Nordeste", afirma Façanha.

Diversas unidades de ensino tecnológico oferecem cursos gratuitos,
em várias áreas. Eletromecânica, irrigação, saneamento, eletromecânica e
engenharia de alimentos são alguns dos campos onde há vagas
para alunos e professores

Bolsistas
Um problema apontado por estudantes e professores diz respeito à ocupação dada aos bolsistas da instituição, que informalmente assumem cargos de recepcionista, atendimento em biblioteca, laboratórios e sala de audiovisual. Eles recebem meio salário mínimo e cumprem expediente nessas funções. O problema existe em outros campos, com bolsistas exercendo funções de auxiliar de consultório e no setor de protocolo. Essa prática é ilegal, conforme decreto de 2010 do Programa Nacional de Assistência Estudantil. A Secretaria Especial de Educação Tecnológica referenda que não haja contrapartida em troca de auxílio financeiro ao estudante.

Façanha admite que bolsistas ocupam funções. "Mas se ele está na recepção, a gente entende que também é uma forma de o indivíduo aprender com o atendimento público", diz. O Diretório Central dos Estudantes, em Fortaleza, entrou com representação no Ministério Público Federal para denunciar o trato com bolsistas no IFCE.

CVTs
A expansão tecnológica no Ceará, depois referendada pelo Governo Federal para outros Estados, deu-se inicialmente com os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), submetido ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). O órgão faz a capacitação da população, como uma unidade de formação profissional básica, oferecendo cursos em diversas áreas para além dos estudos em química, física e biologia: recursos naturais, ambiente, saúde, segurança, produção alimentícia etc.

As escolas de educação profissional tecnológica passaram para a esfera federal, e o Centec e CVTs viram recursos mais minguados. A consequência é o sucateamento de algumas unidades dos CVTs, como em Tabuleiro do Norte, onde há laboratórios parados e cursos sem funcionar. Segundo a Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, os CVTs serão revitalizados em breve, a partir da liberação de recursos de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Unidades expandem a capacidade
São muitos os cursos para quem quer capacitação tecnológica no mercado de trabalho. Pode ser um curso de Apicultura (produção de mel) no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó, ainda Técnico em Refrigeração ou superior em Mecatrônica no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Para atender à demanda de cursos, novos professores deverão ser contratados no Estado. Hoje, acontece a primeira fase do concurso público para professores efetivos de 18 unidades do IFCE no Interior.

Ao todo, houve 2.433 inscritos para 95 vagas ofertadas nos campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Ubajara.

Novos alunos
O ingresso de novos alunos nos cursos superiores do IFCE se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse modo, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é usada como critério de classificação - as exceções para esse processo são as licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro. Cada campus possui sua página virtual, mas o aluno pode ver a seleção de cursos e as unidades de cada região pela página eletrônica do instituto (http://www.ifce.edu.br).

Extensão
O IFCE também possui trabalhos de extensão, participação ativa na sociedade. É o caso das incubadoras tecnológicas e da Educação à Distância. Por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Escola Técnica Aberta do Brasil (e-TEC), são ofertados cursos de ensino técnico e superior gratuito para todo o País. O diploma dos cursos à distância possui a mesma validade dos de cursos presenciais.

O Instituto Centec é composto por cinco órgãos: Faculdades de Tecnologia Centec, que são instituições de ensino localizadas no interior do Estado e que oferecem cursos regulares para a formação de técnicos e tecnólogos de nível superior nas áreas de Irrigação, Saneamento, Eletromecânica e Alimentos, além de Centros Vocacionais Técnicos, que oferecem educação profissional técnica gratuita, realizando atividades de expansão técnica a fim de ampliar o acesso da população à profissionalização.

Existem também os Centros Vocacionais Tecnológicos, os quais oferecem cursos de formação inicial e continuada a trabalhadores. Há ainda o Centro de Formação de Instrutores, que tem como objetivo promover a melhoria do ensino de Ciências através de cursos de aperfeiçoamento científico e pedagógico de professores e de cursos técnico-científicos básicos para ensino profissionalizante.

Mais informações
Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)

Instituto Federal do Ceará

Fonte: Diario do Nordeste


sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ACARAÚ: TG 10-018 sob novo comando

Por Jhônata Adams


O Tg 10-018 de Acaraú de está sob novo comando. Ontem, 26, foi realizado na sede do Tiro De Guerra a solenidade de posse de seu novo comandante. O 1º Sargento Francisco Jeová Barrozo de Lima, natural de Quixeramobim, irá substituir o Subtenente Vanderlei Terras, que comandou o TG 10-018 deste 2010. A cerimônia de posse do novo instrutor do TG 10-018 teve a participação de autoridades do município, ex-atiradores e da população.

Subtenente Vanderlei Terras 2010/2011

O blog da às boas vindas ao 1º Sargento Jeova Lima e deseja uma boa sorte ao Subtenente Vanderlei Terras, que prestou revelantes serviços a comunidade acarauense.



SEMAM irá distribuir sacolas durante o carnaval de Acaraú

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acaraú recebeu, da SEMACE, 350 sacolas para veículos, que serão distribuídas durante o Carnaval, em ações em conjunto com a Secretaria de Saúde. Também serão afixadas faixas, na sede e nos distritos, objetivando à conscientização ambiental dos foliões.




Image and video hosting by TinyPic

COPA 2014: Jericoacoara receberá Fan Fest em 2014


Jericoacoara
O Aterro da Praia de Iracema venceu a disputa com o Parque do Cocó e a Praia Mansa para receber a Fan Fest Fifa em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014. Após visita de comissão da entidade maior do futebol, em dezembro de 2011, ficou definido que Aterro da Praia de Iracema, Parque do Cocó e Praia Mansa seriam os locais concorrentes à festa.

 
O Aterro da Praia de Iracema era o local preferido pela Prefeitura, que irá organizar junto com a Fifa, todo o evento. Lá, já ocorrem várias festas durante o ano, como o Revéillon de Fortaleza. Além desse evento, o Carnaval de Fortaleza e shows do aniversário da cidade já passaram por lá.

 
O local destinado à Fan Fest fica à disposição da Fifa durante cerca de 35 dias, no ano de disputa da Copa do Mundo. O tempo é necessário para a montagem da estrutura para o evento, realização e desmontagem da estrutura destinada a ele.
Fan Fest Rio - Copa de 2010
Outras Fan Fests

No entanto, o Governo do Estado pretende realizar outras festas semelhantes em pontos diferentes do Estado. Até agora, segundo Ferruccio Feitosa, já estão definidos 'Fan Fests' nas praias de Canoa Quebrada, em Aracati, e Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara. A própria Praia Mansa deve ser aproveitada como local de festas durante a Copa de 2014.


O que é o Fifa Fan Fest O Fifa Fan Fest é o evento público oficial da Copa do Mundo da Fifa que oferece aos fãs oportunidade de participar de todo o clima e ação do maior espetáculo esportivo do mundo fora dos estádios da Copa. Nos Fifa Fan Fests são transmitidos os 64 jogos da Copa do Mundo, além de shows culturais com estrutura de lazer e entretenimento.

 
Image and video hosting by TinyPic

Tremores de terra em Sobral estão mais frequentes

Resultantes de uma falha geológica em Meruoca, os tremores têm se tornado mais comuns desde 2008


A atividade sísmica nesta cidade vem registrando abalos com mais frequência desde 2008. Em quatro anos, a região tem sofrido pequenos tremores de terra, que já somam mais de quatro mil. Neste ano, o primeiro tremor foi registrado foi na madrugada da última quarta-feira, com 2.1 de magnitude. Os 2.1 graus na escala Richter não assustaram tanto os moradores do distrito de Jordão, onde o abalo foi mais sentido.
Sobral vem verificando esta atividade sísmica mais constante há quatro anos. Durante esse período, o maior abalo chegou a 4.2 graus. Aconteceu em maio de 2008. De lá para cá, mais de quatro mil abalos foram constatados pelas estações sismográficas da Zona Norte distribuídas em Sobral e Morrinhos.

Esses tremores são causados por uma falha geológica denominada de Riacho Fundo, que está localizada na Serra do Rosário, no Município de Meruoca.
Há catalogação de tremores entre 2008 e 2012 em outras cidades da Zona Norte - Alcântaras, Meruoca, Santana do Acaraú, Morrinhos, Granja, Senador Sá, Frecheirinha, Massapê e Hidrolândia. A UFRN faz ainda levantamentos para saber da existência de fendas geológicas nessas cidades onde foram sentidos os tremores. Os estudos são demorados, porque precisam de vários dados científicos que estão sendo levantados. O maior abalo registrado na Zona Norte do Ceará aconteceu em 1991, na cidade de Irauçuba, com 4.8 graus.


Image and video hosting by TinyPic

ACARAÚ: PAPMEM se encerra hoje no campus do IFCE

Videoconferências com matemáticos de renome nacional, como Elon Lages, Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho e Luciano Castro, além da resolução de exercícios e um rico momento para reflexão da matodologia de ensino da ciência matemática. Essas são atividades do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que está sendo realizado pela primeira vez no campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará. Essa iniciativa de formação continuada para professores do Ensino Médio, que é realizada em várias instituições de ensino de todo país, conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e é ministrado por professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
As atividades do PAPMEM em Acaraú, que encerram amanhã (27), contam com a coordenação dos professores de Matemática do campus, Maikon Livi e Renato Targino. A capacitação tem beneficiado professores da rede pública de ensino da região, além de alunos de Licenciatura em Matemática. O curso tem contado com cerca de 50 participantes, que receberão certificado de extensão de 40 horas/aula ao final do treinamento.
O estudante de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, Wesley Ferreira acredita que matemáticos como Elon Lages e Luciano Castro, que participam das videoconferências, propõem mais que o embasamento didático presente nos livros de Ensino médio. “Esses matemáticos nos levam a questionar a verdadeira razão que gera a busca de novos conhecimentos e percebemos sua preocupação em preparar não só ‘detentores do conhecimento’, mas multiplicadores do saber”, ressaltou o aluno.
O evento conta com o apoio da Diretoria Geral do campus de Acaraú, que tem incentivado ações como essa, que “aperfeiçoam o conhecimento na ciência matemática de profissionais que já atuam na área e os que pretendem atuar, demonstrando mais uma vez a preocupação do nosso campus com a disseminação do saber”, defendeu o Diretor Geral do campus de Acaraú do IFCE, professor Amilton Nogueira.
 
Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ACARAÚ: Vagas abertas para profissionais que atuarão no Programa Segundo Tempo


Para quem está a procura de um emprego pode concorrer a uma vaga no Programa Segundo Tempo, as inscrições podem ser feitas pela internet no endereço www.esporte.ce.gov.br/inscricao-segundo-tempo-2011 estão abertas até o dia 31 de janeiro que poderá ser estendido em caso de eventualidade.

 
Este ano, o Ministério do Esporte renovou o convênio com o Estado do Ceará antes de todas as outras instituições do Brasil. Isso se deve ao êxito na execução do Programa no período de 2009 a 2011. Além disso, o número de núcleos dobrou, passando de 233 para 466 unidades espalhadas nos 184 municípios cearenses.


ACARAÚ
O município de Acaraú possui 04 vagas para professor e mais 04 para monitor!


Acesse o Edital aqui!



ACARAÚ: Criação de Batalhão da PM em Itapipoca beneficiará o Vale do Acaraú

As cidades de Itapipoca, Iguatu e Quixadá, no interior do Ceará, passaram a sediar batalhões de Polícia Militar (BPMs) após mudança realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). Anteriormente, estas cidades eram apenas "Companhias".
 

De acordo ainda com o Relações Públicas da Polícia Militar no Ceará, tenente-coronel Fernando Albano, trata-se de uma mudança de estratégia operacional. Itapipoca, Iguatu e Quixadá são agora 9º, 10º e 11º BPMs, respectivamente.


ACARAÚ

Com a criação do 9º Batalhão de Polícia Militar no município de Itapipoca, a 3ª CIA deve ser totalmente transferida para o município de Acaraú, já que o mesmo é o que concentra a maior população, cerca de 60 mil habitantes e é considerado cidade polo da região do Baixo Vale do Acaraú, compreendendo os municípios de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e o próprio Acaraú.
 
Com informações do Jornal Diário do Nordeste



ACARAÚ: Área rural cearense terá mais 30 Escolas de Ensino Médio


Ampliar e melhorar a estrutura física da rede ensino no Interior para atender aos estudantes no mesmo local onde vivem com seus familiares. Este é um dos objetivos do Governo do Estado ao construir mais 30 novas Escolas de Ensino Médio em áreas rurais do Ceará. As unidades receberão aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual. Inicialmente, o recurso médio previsto por cada escola para a obra é de R$ 3 milhões.

A chegada de novas unidades de ensino às mais diversas localidades também contribuirá para a redução do uso de transporte escolar, destinado a levar alunos até as sedes dos municípios onde estão as escolas. Os prédios variam em tamanho para atender a necessidade de cada distrito. Mas todas terão a mesma qualidade de uma escola construída numa área urbana. Além das salas de aula, a estrutura é composta de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, refeitório e quadra poliesportiva.

MUNICÍPIOS/LOCALIDADES BENEFICIADOS:
Acaraú – Lagoa do Carneiro
Ipueiras
Aiuaba – Barra
Iracema – Barreiros
Amontada – Garças Itapipoca – Cruxati/Betânia
Aquiraz – Camará
Itatira – Lagoa do Mato
Beberibe – Forquilha
Mauriti - Buritizinho
Beberibe – Parajuru
Mombaça – Assentamento Salão
Camocim – Guriú
Morrinhos – Sítio Alegre Canindé – Assentamento Pedra e Cal(Bonito)
Quixeramobim – Assentamento Canaã
Caridade – Inhuporanga/Campo Belo
Quixeré – Lagoinha
Caucaia – Praia do Cumbuco
Santana do Acaraú – Assentamento Conceição Bonfim
Cruz Santa Quitéria
Cruz – Preá
Santa Quitéria - Trapiá
Eusébio – Jabuti
Tauá – Marrecas
Icó – Icozinho
Tauá – Marruás
Icó – Pedrinhas
Tianguá – Cajuaçu


Fonte:Assessoria de Comunicação da Seduc



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Comarcas de Cruz e Irauçuba implantam sistema de filmagem de audiências

Juiz auxiliar Fernando de Souza Vicente
As Comarcas de Cruz e Irauçuba, a 259 km e 168 km de Fortaleza, respectivamente, já contam com ferramenta para a filmagem de audiências. Segundo o juiz auxiliar Fernando de Souza Vicente, o sistema traz maior agilidade e rapidez para os julgamentos.

O magistrado fala com entusiasmo sobre o método, já em funcionamento em outras duas comarcas em que atua. “Agiliza muito as audiências. Conseguimos ouvir dez testemunhas em, aproximadamente, duas horas, no máximo. Com isso, estou conseguindo julgar logo após as sessões. No método tradicional, isso não era possível”.

As filmagens ocorrem na instrução de processos cíveis e criminais. O juiz explica que a implantação fica a critério de cada juiz. A Secretaria da Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) fornece os equipamentos (câmera e computador), além de providenciar a instalação.

Os depoimentos são armazenados no disco rígido do computador e em dois CDs, um fica arquivado nas Secretarias das Varas e outro no processo, juntamente com o termo de depoimento em mídia digital. “São três arquivos com o mesmo conteúdo para não ter perigo de nenhum extravio”.

Em Acaraú, o sistema de filmagem de audiências já é ultilizado desde o ano de 2008, quando foi implantado pelo juiz Claudio Augusto Marques de Sales.

Fonte: TJ-CE

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ACARAÚ: Juiz falará na Rádio Difusora sobre Juizado da Infância e Juventude

Por Jhônata Adams



O juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, estará nesta quarta-feira, 25, nos estúdios da Rádio Difusora do Vale Acaraú, no programa É Hora de Notícias, apresentado pelo radialista Maurício Otoni.

 
Durante o programa que vai ao ar às 06:00horas, o MM Juiz falará sobre as ações do Juizado da Infância e Juventude que atua na cidade de Acaraú.
 

A Divisão de Agentes de Proteção da Comarca de Acaraú é parte integrante do Juizado da Infância e Juventude. Está sob a imediata subordinação e coordenação do Juiz de Direito da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima.


Exercendo o papel de fiscalizador da lei e agindo como representante do Juiz da Infância e Juventude, o Agente de Proteção é pessoa idônea e de conduta ilibada, que presta relevantes serviços voluntários em prol da criança e do adolescente.



Serviço:
Programa: É Hora de Notícias
Horário: 06:00horas
Emissora: Rádio Difusora do Vale Acaraú
Sitônia: 1.100Khz AM
Site: www.difusoraacarau.com
Blog: www.oacarau.com




Image and video hosting by TinyPic


Do Blog do Elias Freitas: O município em primeiro lugar. (por João de Freitas)

Há algumas décadas, o eleitor tinha razões cívicas para pertencer á uma corrente política, quando cada partido tinha bem definida sua filosofia (sua linha de conduta), o eleitor escolhia aquela com a qual mais se identificava.

O voto era civicamente valorizado. O seguidor de cada corrente tinha parâmetros para suas avaliações e defender suas convicções.

Com o aumento da corrupção os partidos perderam suas identidades. O voto tornou-se uma moeda de troca, quando a "dignidade" é trocada por qualquer beneficio próprio.

Atualmente o eleitor está sem um "Norte" para suas convicções, porque segue aquele "lado", vota no candidato A, por não gostar do B, sem, no entanto, pensar no melhor para sua cidade.

Muita das vezes, a defesa do candidato não é feita por aquilo que ele pode fazer pela coletividade, os argumentos resume-se, em apontar os erros do candidato adversário.

O que pode ser feito pelo município não é debatido, fica sempre de lado (esquecido)

Devemos ver o candidato em função do município e não apenas pelo o que ele pode fazer por uma meia dúzia de apadrinhados.

João de Freitas é Agricultor e atualmente está à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Ibiapina.





Image and video hosting by TinyPic

CIRO GOMES: Eu não sei do que você está falando...

Do Blog do Elias Freitas...


Image and video hosting by TinyPic

Confira a programação dos 27 anos de Emancipação Politica de Itarema





PREFEITO AGENDA REUNIÃO COM SINDICATO PARA NEGOCIAÇÃO DA PAUTA SALARIAL 2012

Foi encaminhado ao SINDICATO, ofício da Prefeitura Municipal de Acaraú, agendando para o dia 02 de fevereiro de 2012, às 9:00h, na Sede do Paço Municipal de Acaraú, reunião entre o Prefeito Municipal, os Secretários Municipais, a Diretoria Executiva do Sindicato e nosso representante jurídico, Dr. VALDECY ALVES, para tratarmos de assuntos referentes à Pauta Salarial 2012, assim como as demais pendências existentes: retroativo da gratificação de função dos auxiliares de enfermagem, implantação do adicional de periculosidade dos vigias e o restante das horas extras não pagas aos professores.

O SINDSEP Informas ainda, que estará realizando no mesmo dia (02 de fevereiro), logo após a reunião com Prefeito e Secretários, uma ASSEMBLEIA GERAL COM TODOS OS SERVIDORES para discutirmos as propostas da Administração diante das nossas reivindicações.

ATENÇÃO SERVIDORES: LOCAL E HORÁRIO DA ASSEMBLEIA SERÃO INFORMADOS AINDA ESTA SEMANA. AGUARDEM!!!!!!!!





segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Padre Emídio é empossado Pároco de Bela Cruz - Ce

Aconteceu na manhã deste Domingo, 22, a posse de Padre Emidio Moura Gomes na Paróquia de Bela Cruz, distante 245km de Fortaleza, e que tem uma população de 29.566 habitantes. Bela Cruz ocupa a 62ª (sexagésima segunda) posição de cidade mais populosa no estado de CE e a 1020ª no Brasil.

Com uma lindíssima e participativa missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Odelir, Padre Emidio e Padre Renato Welton, foram empossados na Paróquia de Bela Cruz, que tem como Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Padre Emidio, esteve a Frente da Paróquia de Reriutaba por 23 anos. Os fiéis de Bela Cruz, também participaram em massa. O Prefeito de Bela Cruz, Daniel Adriano Pinto (PMDB), também estava na missa de posse dos padres.

Padre Renato em sua fala, conclamou aos jovens que o procurassem, para que juntos fortalecessem a Fé na Igreja. Já Padre Emidio, fez um histórico de como ele começou a conhecer a cidade de Bela Cruz e fez referencias aos reriutabenses que ali se encontravam e aos que também acompanhavam a missa através da Radio Gems. Ainda falou que Reriutaba devolvia a Bela Cruz, dois Padres, numa referencia a um Padre filho de Bela Cruz, que foi Vigário na referida Cidade.

No final da missa , Padre Emídio distribuiu aos presentes uma carta aberta aos Paroquianos de Bela Cruz.


Padre Emídio recebendo Imagem N.S.Conceição
Fieis presentes
P.Emídio conversando com o Povo
Pref. Bela Cruz, Daniel, P.Emídio, Pref. Rtba, Osvaldo


Fonte: Reriutaba Notícias
 
 
 
Image and video hosting by TinyPic

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará abre inscrições

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abriu concurso público para 108 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33 (veja aqui o edital).

Os cargos de nível superior são para assistente social, auditor, enfermeiro, engenheiro civil, médico, nutricionista, programador visual, psicólogo e relações públicas.
As vagas de nível médio são para assistente em administração, técnico de laboratório - alimentos, técnico de laboratório - física, técnico de laboratório - indústria, técnico de laboratório - indústria - mecânica, técnico de laboratório - informática, técnico de laboratório - química, técnico de laboratório - solos, técnico de tecnologia da informação, técnico em agropecuária, técnico em audiovisual, técnico em contabilidade e técnico em eletrotécnica.

Os postos de nível fundamental são para auxiliar em administração e mestre de embarcações de pequeno porte.

As oportunidades são nas cidades de Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Quixadá, Reitoria, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro pelo site www.ifce.edu.br. A taxa é de R$ 50 para nível fundamental, R$ 55 para nível médio e R$ 60 para nível superior.

A prova escrita será no dia 11 de março, às 9h. A partir do dia 7, os candidatos devem imprimir o cartão de inscrição no site da organizadora.





Image and video hosting by TinyPic