sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ACARAÚ VIRA A CAPITAL MUNDIAL DO CAMARÃO

Tem inicio hoje o III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e o III Encontro de Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. Eventos ocorrerão de hoje, 11, e se estende até domingo, 13, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú.
O eventos será aberto com uma missa na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 8 horas. Neste ano, haverá a presença de 12 renomados “chefs” de cozinha locais, nacionais e internacionais, além de 10 palestras técnicas e científicas de especialistas voltadas para empresários e pessoas do setor e workshops gastronômicos. A realização é da Associação dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN), com organização da Prática Eventos.

Nos três dias do festival, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes, inclusive muitos produtos da flora cearense, como maracujá, caju e coco.

Confirmaram presenças no Festival os chefs Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris; Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chefe da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Michelin e chef do Restaurante Lou Fassun, em Grasse, na França; e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza.


Os restaurantes cearenses participantes são: Medit, com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet, chef Camila Câmara; Lautrec, chef Bia Leitão; Villa Mango, chef Liliane Pereira; De Tommaso, chef Thessia Godoy; e Maee, chef Stênio Machado Costa.


Durante os eventos, será entregue o Troféu Mérito Costa Negra ao vice-governador Domingos Filho, ao secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, e aos empresários e técnicos da área da carcinicultura.
 
 
Haverá também uma programação artística e gastronômica na Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas, que contará com os cantores Sidney Magal e Luciano Bruno, a Banda Rubber Soul e Os Águias de Barbalha, além de Banda Dona Zefa. Também haverá atrações na praça do centenario no centro de Acaraú.
Costa Negra

Costa Negra é o nome do trecho do litoral cearense onde está localizada essa produção diferenciada de camarão. A região abrange os municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacara. O nome da região foi oficializado no final de 2009 por lei da Assembléia Legislativa, e deriva de um aspecto característico das praias locais, que apresentam grandes extensões de sedimentos cinza-escuros, com a presença de depósitos sedimentares submersos, que conferem um visual único às praias da região no período de baixa-mar, quando afloram em grandes extensões.

Serviço:
III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra

Fazenda Cacimbas – Acaraú (CE)
11 a 13 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo)
Inscrições: www.accn.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário