No Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú, com grande incentivo do Deputado Aníbal Gomes (DEM), já se iniciaram o processo de plantação. No Perímetro o cacau é plantado em consórcio com o coqueiro, já que para uma boa produção, os cacaueiros precisam de sombreamento e barreira para os fortes ventos.
E nesta segunda-feira, 20/09, o deputado Aníbal Gomes estará levando uma comitiva de produtores para uma audiência com o Presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, para que haja no banco uma linha de crédito para os produtores de cacau. Para Aníbal Gomes o Perímetro Irrigado poderá ser um grande polo produtor de cacau.
Considerado o “fruto de ouro” devido à sua alta lucratividade, o cacau está há pouco mais de 10 anos sendo cultivado em terras cearenses. O Ceará, através de suas áreas irrigadas, tem grande potencial de produção comercial do cacau.
Outra vantagem está no clima semiárido, que impede naturalmente a proliferação de fungos, como a vassoura-de-bruxa. A doença é responsável por sérios problemas na produção de outros estados brasileiros.
No Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas, entre as cidades de Limoeiro do Norte e Russas, foram plantadas as primeiras mudas de cacau em 2010. Logo na 1ª safra, foram três mil quilos de amêndoas por hectare, superando em muito a média de 350 quilos por hectare registrado no Sul da Bahia, principal região produtora do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário