segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Oito praias cearenses ainda têm vestígios de óleo, segundo o Ibama

Novo relatório sobre praias atingidas por manchas de óleo foi divulgado nessa quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O documento mostra oito localidades em seis municípios do Ceará ainda com vestígios de óleo. Nenhuma, porém, tem grandes manchas. Ou seja, para o Ibama, estão abaixo dos 10% de contaminação. 

Entre 3 e 8 de janeiro, constam como tendo vestígios de óleo as praias de Almofala (Itarema), Pontal de Maceió (Fortim), Lagoinha (Paraipaba), Cumbuco (Caucaia), Caetanos (Itapipoca) e Icaraí de Amontada, Moitas e Caetanos (Amontada). As vistorias em campo são realizadas pelo Ibama, ICMBio, Marinha, Defesa Civil, prefeituras e instituições parceiras.

O óleo voltou a aparecer na costa cearense no último dia 30, sendo que, desde outubro, não havia novas ocorrências. O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo e Ibama, anunciou que a limpeza havia sido concluída ainda nos primeiros dias deste mês.

Até o fim de dezembro, mais de 5 mil toneladas de resíduos oleosos já haviam sido recolhidas no litoral das regiões Nordeste e Sudeste. Além do óleo, também são contabilizados resíduos oleados como areia e lonas. Foram pelo menos 130 municípios atingidos, no Brasil.

Blog O Acaraú com informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário