Em Sessão Solene presidida pelo vereador Claudio Jean da Silveira (MDB), na tarde desta última terça-feira, 01/01, tomou posse a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Acaraú para o biênio 2019/2020. A nova Mesa Diretora tem na sua presidência o vereador Edinilton Lima Araújo (PR), como vice o vereador Joaquim Rodrigues Melo (DEM), e como 1º secretário o vereador Edson Brandão (PCdoB). Os três vereadores da Mesa Diretora fizeram o juramento de posse, assinaram o termo de posse e assumiram seus lugares no plenário.
A nova mesa diretora é eclética e fruto de articulação entre parlamentar da base do governo e da oposição. A mesa diretora foi eleita no último dia 14 de dezembro e concorria na chapa Juventude com Atitude, eleita por oito votos a sete, derrotando a chapa 31 de julho, do candidato à reeleição para presidir o legislativo, o vereador Paulo Andrade.
Vereador de oito mandatos e cinco vezes presidente da Câmara de Acaraú, Edilson Salgueiro, pai do novo presidente, em discurso emocionado, lembrou sua trajetória no legislativo acarauense e disse que passou o bastão ao seu filho para que ele dê continuidade ao trabalho na defesa do povo de Acaraú. Edilson pediu aos vereadores que trabalhem para que o município se destaque entre os demais. Disse ainda que a região de Aranaú é um polo turístico e que precisa ser explorado. Edilson Salgueiro homenageou as mulheres em nome da vereadora Erineuza, que foi criticada por colegas após o resultado da eleição.
O vereador Joaquim, agora vice-presidente, enfatizou que a política mesmo em descredito com a população, os vereadores não podem deixar que a sociedade deixe de acreditar nos seus representantes, tendo que ser firme e representar o povo sem baixar a cabeça. O vereador Cláudio Jean, destacou a formação da chapa, bem como a importância da oposição fazer parte da Mesa Diretora. O vereador destacou ainda, que a população acarauense está acreditando muito na nova Mesa Diretora e que o povo de Acaraú precisa voltar a acreditar na Câmara de Acaraú, e que a união é preciso para um Acaraú melhor.
O vereador Edson Brandão, destacou a renovação da Mesa Diretora em uma situação política praticamente improvável, e que foi uma demonstração natural da necessidade de se reinventar e deixar o orgulho de lado e situação e oposição sentarem e entender, que a relação é de respeito ao executivo, mas que a câmara tem a capacidade de exercer sua autonomia.
A vereadora Rafaela (PDT), filha do vice-prefeito Colombo, destacou que a oposição e situação se uniram em respeito ao povo de Acaraú e a democracia, formando uma chapa mista com representantes da situação e oposição, onde o maior beneficiado é a população. A vereadora disse ainda que se posicionar politicamente é necessário e não podem descartar as oportunidades de melhoria para o município. A vereadora ainda exigiu respeito, pois os vereadores de situação que votaram na chapa Juventude com Atitude não foram covardes, e sim corajosos, pois representam o eleitorado, aquilo que o povo almejam. Destacou que tão importante como celebrar a vitoria, é saber perder, e fazer com dignidade.
O vereador Claudenir Silveira (PT), destacou que o movimento que levou Edinilton a presidência, também foi um grito de respeito a casa, pois os vereadores foram eleitos pelo povo e todos tem suas representatividades. Criticou secretários municipais que encaminham projetos em urgência urgentíssima, sem que os vereadores tenham tempo de ler, "isso é errado", disse o vereador.
O vereador Edinilton, que está em seu primeiro mandato na Casa do Legislativo acarauense, agradeceu a seus familiares, e destacou em seu discurso que está na câmara não apenas para buscar transformação política e muito menos para fazer politicagem, e sim agregar ao legislativo a sua dignidade e coragem pela busca da tão sonhada mudança política que tantos brasileiros, cearenses e acarauenses almejam. O novo presidente da casa disse ainda que a politica deve ser vista como um instrumento de transformação, e para que haja a transformação, é preciso que todos os habitantes do município tenham a coragem de expor seus desejos e compreender que a mudança começa nos atos de cada um, e que se pode fazer política com ética e respeito ao cidadão, devendo ter decência e compromisso com os munícipes, e destacou que espera que o legislativo trabalhe com compromisso e independência com o poder executivo e que a parceria seja harmoniosa, integra, justa e ética, que seja ainda moldada pelo espírito de liberdade.
Presentes ainda a vereadora Erineuza (PSD) os vereadores Nacélio Cruz (PT) e João Paulo Kemps (DEM). À solenidade de posse, compareceram ainda várias autoridades, o Sr. Amadeuzinho, gestor do Hospital Moura Ferreira, o vereador e ex-presidente da Câmara de Cruz, Erlandson Muniz, o poeta e professor Dimas Carvalho, a tabeliã Honorata Carmo, Francisco Antônio Nascimento, diretor da Escola Profissionalizante Marta Maria Giffoni, presença dos representantes do COPLEA - Conselho de Pastores do Acaraú, e um grande número de cidadãos acarauenses.
0 comentários:
Postar um comentário