quarta-feira, 14 de março de 2012

Parque de Jericoacoara terá Centro de Visitantes‎


As intervenções no local são fruto de convênio entre a Setur e o MTur, e obedecem a normas de preservação ambiental


Com investimento de R$ 1,5 milhão, o Parque Nacional de Jericoacoara vai ganhar melhorias. A promessa, do Ministério do Turismo (MTur), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), é que o parque fique mais agradável e seguro. A região que abriga uma das praias mais belas do mundo vai receber novas estruturas de acesso e controle e um centro de apoio aos visitantes.

Até o início do segundo semestre deste ano, a Setur inicia o processo licitatório para a elaboração de projetos e construções. Com a implementação desses equipamentos, será possível qualificar a estrutura de atendimento turístico, organizar as visitas e garantir a preservação dos ecossistemas da região, que incluem mangues, restingas e lagoas, conforme informa a Setur. A principal intervenção no Parque será o Centro de Visitantes. O espaço está sendo projetado para desenvolver exposições, palestras e outras atividades de cunho socioambiental, de diversidade biológica, cênica, ecológica, arqueológica, paleontológi-ca e histórico-cultural.

A capacidade da estrutura considera um aumento de, no mínimo, 30% no número de visitantes na região, que, na visão da Setur e MTur, garantirão a sustentabilidade do projeto. O espaço vai ter recepção, bilheteria, banheiros, auditório, salas de administração e multiuso, biblioteca, ambientes para exposição permanente e temporária, dentre outros espaços de apoio.
Referencial
Os elementos arquitetônicos e de paisagismo são integrados à paisagem natural, servindo como referencial de respeito ao meio ambiente e polo de promoção da educação ambiental sustentável. Estão previstos programa de gerenciamento de resíduos sólidos, uso de materiais regionais, uso de energias limpas e reutilização da água.

Além do apoio a ser oferecido pelo Centro de Visitantes, quem for ao Parque Nacional vai ser informado, logo na entrada, sobre as normas e restrições no interior do espaço. Nas quatro entradas vão ser instaladas guaritas de controle de acesso em madeira, integradas à paisagem natural, onde vão ser estar os painéis informativos.

Trilhas e dunas
As trilhas - do Serrote, que leva ao Farol e à Pedra Furada e a do Circuito das Dunas - vão ser recuperadas. A pretensão é que elas fiquem mais confortáveis para os visitantes, com bancos, guarda-corpo, lixeiras, quiosques, áreas para descanso, escadas e passarelas de acesso.

As dunas móveis protegidas pelo Parque Nacional de Jericoacoara são amostras de um sistema único e complexo de dunas barcanas independentes, que se movem sobre uma planície. A paisagem formada pelo mosaico de dunas, campos verdes e lagoas interdunares é também singular, sendo a única deste tipo que goza de proteção integral na forma da lei, destaca o ICMBio.

Convênio
O Parque é classificado pelo ICMBio como "ecossistema extremamente vulnerável" e as principais espécies de animais encontradas são aves. A maior parte da área protegida por lei fica em Jijoca de Jericoacoara e uma pequena porção na cidade de Cruz. Todas as intervenções são fruto de um convênio entre a Setur e o MTur e obedecem às normas de preservação ambiental do ICMBio. A previsão para o fim da licitação e início das obras é agosto de 2012.

Para o administrador do Parque, José Osmar Fonteles, o Centro de Visitantes vai melhorar a apreciação responsável da área. "Como o Parque Nacional tem o objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, nada mais salutar que este Centro de orientação para evitar exageros que prejudiquem o Parque", diz.

Manejo
Para Fonteles, o Centro vai orientar com mais precisão a visitação pública. "Essa visitação está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pela administração e àquelas previstas no nosso regulamento", destaca.

Uma das preocupações é com carros na área. "Nossa região tem forte influência da maresia. O vento, carregado de sal do mar, corrói os objetos metálicos muito depressa. Por isso, os veículos são lavados com óleo para evitar a ferrugem e a corrosão. Além disso, recebem graxa nas engrenagens, para lubrificação, pois esses óleos e graxas saem com a água o Centro de Visitantes vai fazer isso", garante José Osmar Fonteles. A expectativa é garantir as melhores condições.
FIQUE POR DENTRO
Parque busca proteger os ecossistemas

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares, a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental criada em 1984, e da redefinição de seus limites em junho de 2007. Foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares e incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira. O Parque objetiva proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. A Unidade de Conservação possui um grande potencial turístico. A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara, é visitada por inúmeros turistas que vão ao lugar.

Mais informações:
Parque Nacional de Jericoacoara
Município de Jijoca
Telefone: (88) 3669.2140

LAURIBERTO BRAGA
REPÓRTER 


0 comentários:

Postar um comentário