sábado, 6 de fevereiro de 2010

TRANSPORTE DE QUALIDADE: Ônibus escolar para o Interior

6/2/2010
Os novos ônibus possuem tacógrafo e GPS para garantir segurança e permitir o controle do trajeto

Fortaleza. Vinte e sete cidades do Estado receberam, ontem, durante solenidade no Centro Dragão do Mar, na Capital, ônibus para transporte escolar doados pelo Governo do Estado. No total, 100 novos veículos foram entregues aos gestores municipais como uma forma de reconhecimento e melhoria do ensino básico na zona rural do Ceará. A medida representa um investimento no valor total de R$ 15,7 milhões e trata-se do primeiro lote de um total de 247 veículos adquiridos no fim do ano passado.

A política do Governo do Estado é doar, a cada veículo adquirido pela Prefeitura Municipal por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, mais um transporte escolar, respeitando o limite máximo de até cinco novos veículos. O objetivo da renovação da frota de veículos é promover a qualidade ao serviço ofertado no Estado e incentivar a permanência do aluno na escola.

Além da renovação da frota, a medida propicia o transporte adequado para estudantes que enfrentam dificuldades no trajeto da escola e muitas vezes abandonam a sala de aula. Ainda mais porque os novos veículos colocarão, aos poucos, fim à prática do uso do pau-de-arara para o transporte dos alunos.

As cidades contempladas na primeira etapa foram Araripe, Aquiraz, Bela Cruz, Cariré, Caucaia, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, Palmácia, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca, Viçosa do Ceará e Pereiro.

De acordo com o governador do Estado, Cid Gomes, a educação pública tem o dever de oferecer o melhor para os filhos dos agricultores e trabalhadores do Estado. "A escola pública não pode oferecer apenas uma simples matrícula, mas oferecer também um ensino de qualidade em que os alunos da rede pública possam competir com os da particular. E isso começa com o transporte de qualidade também", disse ele.

Desafios

Os desafios para manter o serviço e melhorar cada vez mais o transporte escolar são constantes. Os prefeitos acreditam que é preciso coibir os transportes alternativos, conhecidos também por pau-de-arara, mas que não se pode chegar a este objetivo sozinhos. "O município precisa saber seu limite de endividamento, suas necessidades, mas também não manter uma política de curral eleitoral, como é utilizado o pau-de-arara no Interior do Estado", ressalta a prefeita de Croatá, Aurineide Pontes.

Assim como ela, para o gestor de Iracema e o vice-prefeito de Crateús, Otacílio Bezerra Menezes e Mauro Soares, respectivamente, também o transporte escolar é um dos mais importantes desafios a ser vencido para melhorar a Educação.

"Os alunos terão acesso à escola com mais segurança e ficarão até motivados para estudar. Claro que não será suficiente, porque a demanda ainda é muito alta, mas iremos melhorar aos poucos o acesso dos alunos às escolas", disse Otacílio Menezes, de Iracema.

Os novos ônibus possuem tacógrafo eletrônico e GPS, para garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, além de serem equipados com uma cadeira de rodas.

Importância

"Esse é um passo importante no objetivo de melhorar a educação no Estado"
Cid Ferreira Gomes
Governador do Estado do Ceará

"Acabar com o pau-de-arara é uma forma de pôr fim ao curral eleitoral"
Aurineide Pontes
Prefeita de Croatá

"Fizemos um curso de capacitação com os novos motoristas escolares"
Mauro Soares
Vice-Prefeito de Crateús

Fonte: Diario do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário