O Baixo Vale do Acaraú está vivendo um momento de transformação econômica marcante, com um protagonismo renovado de seus polos produtivos, da qualificação da mão de obra local e da articulação estratégica entre setor público, iniciativa privada e instituições de apoio. A atuação do Sebrae/CE, tem sido decisiva para esse cenário, e a estratégia do Sebrae envolve a construção de “pontes” entre os diversos atores do ecossistema empresarial e produtivo.
O Polo de Móveis de Marco é um dos destaques mais expressivos da região, reconhecido nacionalmente por seu design e pela qualidade dos produtos, ele reúne aproximadamente 100 empresas locais que, há mais de duas décadas, contam com o apoio do Sebrae em produtividade, qualidade e, mais recentemente, no uso do design como diferencial competitivo.
A expansão não para por Marco: cidades vizinhas como Bela Cruz, Morrinhos e Cruz estão sendo alcançadas por esse crescimento, o que gera uma demanda crescente por profissionais e mão de obra qualificada — desafio que já mobiliza capacitação e políticas regionais de apoio.
Outro caso de sucesso é o Polo de Moda em Sítio Alegre, que teve origem voltado à moda íntima e rapidamente se expandiu para os segmentos fitness e praia. A expansão foi tão expressiva que já ultrapassa os limites de Morrinhos, impulsionando novas fábricas em municípios como Santana do Acaraú, Uruoca, Senador Sá, Moraújo e Marco.
O interessante é que esse crescimento é “invertido” em relação ao padrão comum: em vez de atrair empresas externas, Morrinhos agora as exporta. A carência de mão de obra local levou municípios da região a criarem estruturas físicas e programas de capacitação para receber essas novas unidades.
Além dos polos industriais, a região também avança em turismo convidando a olhar para além do sol e da praia, integrando agronegócio, como a fruticultura de caju e o Perímetro Irrigado do Baixo, e economia criativa (artesanato, pesca artesanal) na cadeia produtiva. Municípios como Acaraú, Itarema, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Chaval e Barroquinha se destacam nesse ecossistema.
0 comentários:
Postar um comentário