quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Óleo afeta balneabilidade de sete praias do Ceará que ficam impróprias para o banho


Sete praias do Ceará estão impróprias para banho, por causa do óleo derramado em alto mar. A informação é do boletim de balneabilidade extraordinário divulgado, nesta terça-feira, 01/09, pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A autarquia examinou amostras de água do mar de 35 praias, colhidas na quinta-feira (26), quando equipes da Semace percorreram o litoral avaliando a extensão do dano causado pelo derramamento do óleo.

De acordo com o exame, das 18 praias analisadas no litoral oeste, que vai de Icaraí (Caucaia) ao Preá (Cruz), cinco estão impróprias para o banho de mar: Cumbuco (Caucaia), Taíba (São Gonçalo do Amarante, Paracuru (Paracuru), Flexeiras (Trairi) e Mundaú (Trairi). Veja o boletim completo aqui.

No litoral leste, que vai da praia da Cofeco (Fortaleza) à Redonda (Icapuí), a situação é mais favorável. Das 17 praias monitoradas no trecho, duas foram condenadas pelo exame: Proto das Dunas (Aquiraz) e Pontal de Maceió (Fortim).

Óleo derramado

Cerca de 500 litros de óleo foram retirados de oito praias do litoral cearense em uma operação de limpeza feita por servidores da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) neste fim de semana (28 e 29). A ação foi realizada após o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apontar que a substância estava presente no litoral do estado.

Segundo o Ibama, três animais foram encontrados mortos, sendo uma ave aquática, em Cumbuco, e duas tartarugas marinhas, uma em Sabiaguaba e outra em Jericoacoara. As praias que apresentaram registro da substância foram: Sabiaguaba, Malhada, Jijoca de Jericoacoara, Morro Branco, Barra de Sucatinga, Taíba, Paracuru e Prainha.

Blog O Acaraú com informações
do Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário