Acaraú é o município cearense com mais trechos afetados pela erosão costeira e tem áreas onde o mar já avançou em até 81 metros nos últimos oito anos. A cidade tem mais da metade da faixa com erosão considerada crítica, conforme o Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC), lançado em março deste ano.
O documento foi elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
Situada no litoral oeste do Ceará, Acaraú conta com cerca de 50 km de faixa de praia. Segundo o documento, aproximadamente 38 km da linha da costa entram na categoria de erosão crítica.
Estacas de madeira e barreiras de contenção foram alguns dos elementos utilizados para tentar deter os prejuízos causados pelo avanço do mar na região.
Para os dados trazidos no PCEC, foram gerados transectos (linhas imaginárias traçadas de forma perpendicular à costa) posicionados na plataforma CASSIE — uma ferramenta web que realiza a detecção e análise automática da linha de costa a partir de imagens de satélite.
Esses transectos foram distribuídos a cada 1 km ao longo da costa, possibilitando o cálculo das variações da faixa de areia entre 2016 e 2024.
Ao todo, foram estabelecidos 553 transectos distribuídos nos 20 municípios do Ceará com frente marítima. A partir dessa análise, foi possível constatar que todas as cidades litorâneas do Ceará sofreram avanço do mar por causa da erosão.O estudo classificou os pontos da seguinte maneira:
Erosão Crítica (Recuo maior que 1 metro por ano)
Progradação (Avanço maior que 0,5 metro por ano)
Nesta análise por classes de erosão, Acaraú aparece com o maior número de transectos em erosão crítica nos últimos oito anos. Em segundo e terceiro lugar, aparecem os municípios de Caucaia e Camocim com maiores quantidades de trechos em erosão crítica.
Duas visitas de campo, em maio e junho de 2024, registraram de perto os efeitos nos principais núcleos de erosão costeira no Ceará.
A equipe de pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente realizou o trabalho de campo em parceria com servidores da SEMA e da Defesa Civil do Ceará.
Efeitos em Acaraú
Em Acaraú, foram analisados 46 transectos. Enquanto 38 deles foram classificados com erosão crítica, dois apontaram estabilidade e 7 tiveram o processo de progradação (avanço da praia em direção ao mar).
O documento destaca que a erosão afeta cerca de 40 km da costa do município. O fenômeno abrange sete praias:
Volta do Rio
Espraiado
Arpoeiras
Aranaú
Morgado
Carrapateiras
Barrinha
Alguns dos efeitos observados na costa de Acaraú afetam principalmente três destas praias. Confira abaixo as informações trazidas sobre elas no diagnóstico, que analisou imagens de satélite e fez visitas de campo.
G1 Ceará
0 comentários:
Postar um comentário