sábado, 6 de abril de 2019

Ceará tem 56 desistências do programa Mais Médicos

Cinco meses após o fim do acordo de cooperação com Cuba, o programa Mais Médicos ainda está com dificuldades de garantir a permanência de profissionais nos municípios brasileiros. Nos últimos três meses, mais de mil médicos (1.052) desistiram das vagas de substituição em todo o País. No Ceará, são 56. Por aqui, a desistência afetou 39 municípios e representa 12,6% das 443 vagas ofertadas em edital. 

As cidades de Iguatu, Tamboril e Santana do Acaraú foram as que registraram o maior número de médicos desistentes, três em cada. De acordo com Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), há diálogo com o Ministério da Saúde na tentativa de resolver a situação, no entanto, não há soluções práticas apresentadas pela pasta. Conforme a presidente do Cosems-CE, os motivos alegados para desistência são diversos, desde reclamação do cumprimento de carga horária até saída para realização das residências médicas.

Na Região do Baixo Acaraú, as cidades de Acaraú e Marco tiveram duas desistências, enquanto Itarema e Morrinhos tiveram uma desistência.

Blog O Acaraú
com informações do Jornal O Povo

0 comentários:

Postar um comentário