A segurança será reforçada mesmo em cidades do interior em que as prefeituras optaram por não realizar festa de Carnaval com recursos próprios. Conforme o esquema especial da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), divulgado ontem, 3.607 policiais militares serão distribuídos em 77 municípios durante o feriado. Ao todo, 4.774 profissionais de segurança atuarão no Estado.
A Polícia Civil reforçará o efetivo nas delegacias de Jaguaruana, Camocim, Baturité, Paracuru, Itapipoca, Acaraú, Jijoca de Jericocoara, Aracati e Beberibe. As duas últimas contam com uma unidade do Centro Integrado de Controle e Comando Móvel. A operação especial da secretaria começa na tarde de hoje e segue até o começo da manhã de quarta-feira, 18.
“O reforço está atingindo as cidades com maior fluxo turístico e aquelas com eventos carnavalescos de grande monta”, diz Fernando Menezes, titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional a SSPDS.
De acordo com ele, o trabalho de rotina das Polícias Civil e Militar tem continuidade durante feriado. O incremento do efetivo policial se deve à convocação de agentes que estavam de férias ou trabalhando em setores administrativos dos órgãos vinculados à secretaria.
O comandante-geral da PM, coronel Giovani Pinheiro, explica que o Estado foi dividido em quatro grandes áreas (Capital, Região Metropolitana, Interior Norte e Interior Centro-Sul) e todas irão receber suporte policial.
Em Fortaleza, atuam cerca de 700 agentes diariamente, com apoio de 348 guardas municipais. O reforço ocorre na Praia de Iracema, no Mercado dos Pinhões, na avenida Domingos Olímpio e em regiões com eventos religiosos.
Nas estradas estaduais, a operação de controle começa hoje a partir das 18 horas. Ao todo, 448 agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizam fiscalizações em veículos que saem da Capital em direção aos litorais Leste e Oeste. Os policiais terão 88 aparelhos de bafômetros em 23 postos fixos e 19 avançados. Na terça-feira, 17, a operação recomeça durante a volta dos foliões.
O Povo
0 comentários:
Postar um comentário