segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Em Cruz, vereadora Cristiane pede Areninha para o Córrego das Panelas


Na última sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Cruz, realizada na última sexta-feira, 21/2, foi aprovado requerimento de autoria da vereadores Cristiane Nascimento (PSB), para a implantação de uma Arerinha na Localidade de Córrego das Panelas.

"Uma promessa de campanha nossa e do nosso ex-prefeito (Jonas Muniz) e do nosso prefeito Dery Muniz. Uma grande conquista para nossa região. E vamos lutar pra mais conquistas assim para nosso povo!", escreveu a vereadora em publicação em suas redes sociais.

As areninhas têm por finalidade urbanizar e requalificar campos de futebol em localidades proporcionando à comunidade o acesso a equipamentos esportivos de qualidade e a prática de atividades físicas em um espaço seguro de convivência, capaz, inclusive, de movimentar a economia local por meio do estímulo ao comércio no entorno.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Caminhão do Cidadão estará em Bela Cruz com emissão de documentos


O Caminhão do Cidadão levará serviços de emissão de documentos para a cidade de Bela Cruz nessa última semana de fevereiro. A iniciativa, que facilita o acesso da população a documentos essenciais, estará disponível entre os dias 24 e 26, antes do período de Carnaval.

Os serviços estarão disponíveis das 8h às 16h, oferecendo emissão de documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e CPF, proporcionando mais acesso à cidadania.

Programação 

Bela Cruz
24 a 26/02 (Segunda a Quarta-feira) – 8h às 16h
Rua Capitão Miguel Lopes, Centro (Atrás da Praça José Ludgero)

Justiça determina expedição de precatórios para pagamento de valores retroativos de vigias noturnos em Acaraú


A luta incansável dos vigias de Acaraú garantiu uma grande vitória. Após a conquista da implementação do adicional de trabalho noturno na folha de pagamento, a categoria agora celebra a decisão judicial que determinou a expedição dos precatórios para pagamento dos valores retroativos.

Essa conquista histórica só foi possível graças à organização e mobilização da categoria, liderada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acaraú (Sindsep-Acaraú). Apesar das tentativas do município de postergar o pagamento por meio de recursos judiciais, a justiça foi feita, beneficiando mais de 200 trabalhadores.

Em assembleia convocada pelo sindicato, os vigias receberam os informes e orientações sobre os documentos necessários para dar andamento à expedição dos precatórios.

Fetamce

Lideranças do turismo discutem estratégias para o desenvolvimento regional em encontro no Palácio Municipal


Na última terça-feira (18), o Palácio Municipal foi palco de uma importante reunião entre gestores e especialistas para debater o fortalecimento do turismo e do desenvolvimento regional. O encontro reuniu o prefeito Dery Muniz, secretários municipais de turismo e representantes do setor, com o objetivo de traçar estratégias para impulsionar a economia local.

Participação e Pauta do Encontro

Estiveram presentes os secretários de turismo Ricardo Gusso (Cruz), Rosa Monteiro (Itarema), Thalles Walker (Acaraú) e Júlio César (Jijoca de Jericoacoara), além das professoras do IFCE Acaraú, Maria Elisângela de Sousa e Danyelle de Lima Teixeira, representantes do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O evento também contou com a participação de Samara Santos, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, e dos agentes da Secretaria de Turismo de Cruz, Leomar Vasconcelos e Mateus Góis.

Entre os principais temas discutidos, destacaram-se:
• PRODETER: estratégias para o desenvolvimento sustentável dos territórios
• Capacitação para o trade turístico regional
• Financiamento de projetos para fortalecer a economia local

A reunião reforçou o compromisso das lideranças em trabalhar com diálogo e planejamento para construir um futuro com mais oportunidades para o turismo e o desenvolvimento sustentável da região.

A Notícia Ceará 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

MP do Ceará pede na Justiça retirada de postes de energia elétrica instalados irregularmente em vias e praças do município de Marco


O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou ação, nesta quarta-feira (19/02), para a retirada no prazo de 15 dias de postes instalados irregularmente em vias públicas e praças do município de Marco. A Ação Civil Pública, ingressada pelo promotor de Justiça William Rodrigues da Silva, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Marco, é direcionada à Enel Distribuição Ceará. A instalação incorreta dos postes dificulta o deslocamento e oferece riscos para a população.  

Os fatos foram apurados a partir da instauração de Procedimento Administrativo em 2022. Na ocasião, foram constatadas irregularidades em ruas e avenidas do bairro Barro Vermelho, na Praça Dom José Tupinambá da Frota e na praça do bairro Coração de Jesus. Há postes distante das calçadas e no meio das vias, tanto no asfalto como no calçamento, atrapalhando a passagem de veículos e pedestres.

Questionada pelo MP, a Enel alegou que só poderia retirar os postes se o município custeasse as obras. A empresa citou a Resolução nº 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo a qual o encargo do deslocamento de postes e rede elétrica é de responsabilidade do solicitante. À época, a Enel apresentou orçamento de R$ 103.696,95. O município, por discordar do argumento, não prosseguiu com a solicitação. 

Em junho de 2024, o Ministério Público recomendou à Enel e ao município a retirada dos postes, mas nenhuma medida foi adotada. Diante da falta de cooperação para a resolução extrajudicial, o MP ajuizou a ACP requerendo a concessão de liminar que obrigue a retirada dos postes no prazo de 15 dias úteis, sob sanção de multa diária de R$ 10.000,00. A ação pede a intimação do município para intervir no processo. Em caso de efetivação de multa, os valores devem ser destinados ao Fundo de Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID).




Ascom Ministério Público do Ceará 


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Prêmio Esporte Ceará, o Oscar do Esporte Cearense, premia personalidades e organizações esportivas destaques da temporada e homenageia ídolos locais


Está chegando a hora de conhecer os destaques da temporada do esporte cearense. Vem aí a 1ª edição do Prêmio Esporte Ceará, evento que vai reunir e premiar atletas, técnicos, gestores e organizações esportivas nessa sexta-feira, 21, a partir das 18h, no Teatro RioMar Fortaleza, com transmissão ao vivo pela TV Ceará (TVC), canal aberto 5.1. O evento é promovido pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp-CE), numa realização em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), Instituto Dragão do Mar (IDM), Centro de Formação Olímpica (CFO) e Conselho do Desporto do Estado do Ceará  (CDEC).

Pela magnitude da premiação, que reconhece o desempenho de talentos de dezenas de modalidades olímpicas e amadoras do Estado, o Prêmio Esporte Ceará pode ser considerado o “Oscar do Esporte Cearense”, inspirado em eventos como os prêmios Laureus e Brasil Olímpico. A premiação também vai homenagear ídolos e figuras públicas relevantes do esporte cearense com a entrega da Medalha do Mérito Desportivo do Ceará, maior honraria do esporte cearense, estabelecida pelo Decreto Nº 36.378/24. Entre os homenageados com a medalha está a ex-atleta e medalhista olímpica Shelda Bedê.

Categorias do Prêmio Esporte Ceará

O Prêmio Esporte Ceará será realizado em três categorias: Prêmio Destaques Esportivos do Ano, Prêmio Desempenho Organizacional do Esporte e Medalha do Mérito Desportivo do Ceará. A premiação dos Destaques Esportivos do Ano reconhece os principais atletas, paratletas, técnicos e gestores destaques do ano de 2024, de diferentes modalidades, indicados pelas 29 federações esportivas do Ceará filiadas ao Progesp.

Já o Prêmio Desempenho Organizacional do Esporte reconhece as entidades esportivas com melhor desempenho de gestão e de governança do ano de 2024 no esporte cearense. Por fim, a Medalha do Mérito Desportivo do Ceará é a premiação concedida pelo Governo do Estado por decisão do Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC) a cinco personalidades esportivas destaques da história do esporte cearense. Os agraciados deste ano serão a ex-atleta de vôlei de praia e medalhista olímpica Shelda Bedê; o treinador de vôlei de praia Oliveira Neto, campeão olímpico em Paris-2024 com a dupla Duda e Ana Patrícia; Wilson Sabóia, técnico da seleção feminina de futsal e eleito o melhor do mundo em 2024; Rogério Pinheiro, secretário de esportes do Estado; e Francisco Jefferson de Lima, paratleta cearense medalhista nos Jogos Para-Panamericanos.

O titular da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Rogério Pinheiro, destaca que o Prêmio Esporte Ceará é um evento importante para o esporte cearense, por se tratar de um reconhecimento, com o respaldo das principais entidades esportivas do Estado, a atletas, paratletas, técnicos e profissionais do esporte que se destacaram ao longo do ano. “O prêmio valoriza os profissionais e incentiva o desenvolvimento da modalidade no estado. É uma oportunidade para celebrar e valorizar o trabalho e a dedicação de cada um, que contribuem para o crescimento e o fortalecimento do esporte cearense”, pontuou o secretário.

O Prêmio Esporte Ceará é uma ação financiada com recursos do IFCE, da Sesporte e da Companhia Energética do Ceará (Enel) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará e conta com o apoio do Teatro Riomar de Fortaleza, do Grupo NetOnda e da TV Ceará (TVC).

Sobre o Progesp

O Progesp tem como objetivo promover o esporte no estado por meio de iniciativas formativas voltadas aos gestores do esporte e de suporte para as entidades esportivas cearenses. O Progesp é um projeto interinstitucional de extensão tecnológica e de pesquisa desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Sesporte, Centro de Formação Olímpica (CFO), Instituto Dragão do Mar (IDM) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE (Faifce). As ações do Progesp são realizadas no espaço físico do Centro Integrado de Gestão do Esporte (Cigesp), inaugurado em março de 2024 e que funciona no prédio central do CFO.

Ministério da Defesa diz que denúncia da PGR 'é importante para distinguir condutas'


O ministério da Defesa emitiu nota de manifestação na manhã desta quarta-feira (19/2) sobre a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de estado.

Entre os denunciados estão militares da ativa, generais da reserva e o comandantes da Marinha de Jair Bolsonaro Almir Garnier. Confira aqui a lista de todos os denunciados.

Segundo a nota do Ministério da Defesa, a avaliação do ministro José Mucio Monteiro é de que a apresentação da denúncia é mais um passo para se buscar a responsabilização correta, livrando as instituições militares de suspeições equivocadas.

Carnaval é feriado? Posso faltar no trabalho? Especialista esclarece direitos trabalhistas no período


Fevereiro ou março chegam e, com eles, a dúvida que aparece todo ano: Carnaval é feriado? O trabalhador pode faltar? Precisa trabalhar nesses dias? Apesar da festa ser uma das datas mais esperadas no Brasil, nem todos têm folga garantida. Giovanni Cesar,  professor de Direito do Trabalho, explica o que a legislação prevê e quais são os direitos do trabalhador durante o período.

Carnaval é feriado?

A resposta é: não necessariamente. Diferente de datas como Natal e 1º de maio, o Carnaval não é um feriado nacional. O que acontece é que alguns estados e municípios podem decretar feriado local ou ponto facultativo.

"Na maioria das cidades, a segunda e a terça-feira de Carnaval são pontos facultativos, ou seja, vale a decisão de cada empresa. Já na Quarta-feira de Cinzas, muitas convenções coletivas prevêem meio expediente, mas isso depende do acordo de cada categoria", explica.

Trabalho no Carnaval, tenho direito a folga ou pagamento extra?

Se o Carnaval for considerado feriado municipal ou estadual, o trabalhador tem os mesmos direitos de qualquer outro feriado:

  • Pagamento extra caso trabalhe no dia.
  • Folga compensatória, caso haja acordo com a empresa.

"Se a cidade onde você trabalha decretar feriado e o empregador exigir expediente, o trabalhador tem direito ao pagamento extra ou a uma folga em outro dia, conforme a legislação trabalhista", reforça.

Por outro lado, se a empresa decidir manter o expediente e o Carnaval não for feriado oficial, o trabalhador que faltar pode ter o dia descontado.

E a Quarta-feira de Cinzas?

Muitas empresas optam por liberar o retorno às atividades a partir do meio-dia, mas isso não é uma regra geral. "A Quarta-feira de Cinzas não é feriado, então a jornada normal deve ser mantida, salvo se houver acordos internos", esclarece Giovanni.

O que fazer se a empresa não respeitar os direitos do trabalhador?

Se o empregador exigir trabalho no feriado sem pagamento extra ou folga compensatória, o professor orienta:

  • Registre as informações: guarde comprovantes da escala de trabalho e do pagamento.
  • Consulte o sindicato: ele pode intermediar a situação e esclarecer as regras da categoria.
  • Denuncie ao Ministério do Trabalho: o órgão pode exigir a regularização.
  • Recorra à Justiça do Trabalho: em casos mais graves, é possível buscar os direitos na esfera judicial.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas


As inscrições para o 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas começam nesta quinta-feira (20) e vão até o dia 28 de março, abrindo as portas para jovens talentos mostrarem sua criatividade e habilidade com a escrita. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, o certame é voltado a estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino.

Nesta edição, o concurso convida os jovens a dar voz ao oceano, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema "Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo", os participantes terão a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.

No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: redação vencedora por escola, depois a melhor de cada estado e, por fim, segue para a fase nacional, onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Na edição passada, os Correios receberam 2.360 cartas, de 1.377 escolas participantes.

O estudante autor da melhor redação na fase nacional recebe o prêmio de R$10 mil em dinheiro e sua escola, R$10,5 mil. O segundo e o terceiro colocados da etapa nacional também recebem premiação, de R$8 mil e R$6 mil, respectivamente – e suas escolas recebem R$8,5 mil e R$6,5 mil. Na fase regional, o prêmio é de R$2,3 mil para o autor da melhor redação e de R$2,5 mil para sua escola.

Agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), a UPU é responsável por coordenar políticas e serviços postais em nível global. Com o propósito de estimular a escrita e a alfabetização, o concurso incentiva crianças e adolescentes a explorarem sua criatividade, aprimorarem suas habilidades linguísticas e expressarem suas ideias por meio das palavras.

Histórico - Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006), 2 de prata (1978 e 1980), 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 6 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do governo federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade.

O regulamento e demais informações do concurso estão disponíveis no site dos Correios.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Ação para anular demarcação de terra indígena do povo Tremembé de Almofala é adiada


O julgamento de ação para anular a demarcação da Terra Indígena (TI) Tremembé de Almofala, que fica em Itarema, no Ceará, foi adiado. A audiência aconteceria na terça-feira (11) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Recife (PE), mas foi retirado de pauta. A TI tem 5 mil hectares e fica no município de Itarema (CE).

Em suas redes sociais, a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), que acompanhou o caso, disse que "o julgamento movido pela empresa DuCoco contra a Terra Indígena Tremembé de Amofala (CE), que aconteceu na manhã de terça-feira (11/02), no TRF-5 em Recife (PE), teve como resultado o adiamento da audiência para uma outra data (ainda não divulgada), a pedido da DPU, na pessoa do Dr. André Carneiro Leão, pois foi identificado que o processo estava repleto de vícios jurídicos".

Para Péricles Moreira, advogado do escritório Frei Tito de Alencar e membro da Comissão Especial de Defesa dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará (OAB/CE), esse adiamento tem dois efeitos. Um deles é fazer com que a turma que vai julgar o caso se manifeste sobre pontos relevantes como a regularidade dos estudos de delimitação e demarcação e o histórico da presença indígena do povo Tremembé de Almofala no local.

Outra consequência é o aumento do tempo para a mobilização em torno do tema. Para Moreira, o desafio agora é "gerar mobilização política e incidência institucional para sensibilizar órgãos e outros sujeitos para a pauta da demarcação da Terra Indígena do Povo Tremembé de Almofala que, nesse momento, precisa do maior número de apoiadores e de muita solidariedade na luta pela demarcação da terra".

Portal Brasil de Fato

Comunidade Indígena Tremembé de Queimadas denuncia suspensão do fornecimento de água no Baixo Acaraú


A Defensoria Pública da União (DPU) encaminhou um ofício ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), à Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRHE) e ao Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú (DIBAU), solicitando informações detalhadas sobre os motivos que embasaram a suspensão do fornecimento de água à Comunidade Indígena Tremembé de Queimadas, situada no Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú.

A medida foi adotada pelo DIBAU sob alegações de uma dívida no valor de R$ 2,4 milhões referente à infraestrutura existente na área, de restrição do uso da água para fins exclusivamente agrícolas e de escassez hídrica. Desde 2013, a região que abriga cerca de 80 famílias, é oficialmente reconhecida como território indígena pela Portaria Declaratória do Ministério da Justiça.

Para a DPU, a alegação de falta de disponibilidade hídrica é infundada, uma vez que “a demanda indígena corresponde a uma pequena fração da capacidade do Perímetro Público Irrigado (PPI)”, área delimitada pelo Estado para implantação de projetos de agricultura irrigada.

Indígenas contestam argumentos

O Conselho Indígena Tremembé de Queimadas (CITQ) contesta os argumentos apresentados, destacando que a cobrança do valor devido deveria ser direcionada à União, proprietária das terras. Além disso, ressalta que a comunidade utilizava a água fornecida exclusivamente para produção agrícola, uma vez que já possui sistema de abastecimento doméstico.

O CITQ também denuncia que a suspensão do fornecimento de água configura discriminação e retaliação contra a comunidade indígena, considerando que o PPI, sendo um projeto público financiado com recursos estatais, deveria garantir o desenvolvimento socioeconômico da população local, incluindo os indígenas.

No ofício enviado aos órgãos responsáveis pelo fornecimento de água à comunidade indígena, a DPU ressalta que os Tremembé da região “estão em processo de fortalecimento produtivo, mas as limitações hídricas enfrentadas comprometem sua autonomia econômica” e “prejudicam diretamente a subsistência da comunidade”.

A denúncia foi apresentada à Defensoria durante uma ação itinerante coordenada pela defensora pública federal Tarcijany Linhares, nas comunidades indígenas Tremembé de Queimadas e Tremembé de Telhas, entre os dias 30 e 31 de janeiro.

O Conselho também busca apoio de órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), DNOCS e Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRHE) para o restabelecimento do fornecimento de água e para garantir o respeito aos direitos territoriais e produtivos da comunidade indígena.

DPU pede providências

No ofício enviado, a DPU solicita informações detalhadas sobre:

- Os fundamentos formais e legais que embasaram a decisão do DIBAU de suspender o fornecimento de água à comunidade Tremembé de Queimadas;
- A suposta dívida apontada pelo DIBAU referente à indenização da infraestrutura hídrica na área demarcada como terra indígena, esclarecendo sua fundamentação legal e eventuais registros administrativos;
- A existência de precedentes administrativos e normativos que impeçam o fornecimento de água à comunidade indígena, considerando que os produtores tradicionais do entorno mantêm acesso regular;
- O planejamento hídrico do PPI do Baixo Acaraú e a viabilidade técnica de inclusão da comunidade indígena como usuária da infraestrutura de irrigação, conforme padrão adotado para os demais irrigantes;
- As medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança hídrica e o direito ao acesso equitativo à água para a produção agrícola da comunidade Tremembé de Queimadas.

A Defensoria Pública da União segue acompanhando o caso e adotando as medidas cabíveis para assegurar o acesso da comunidade indígena ao fornecimento de água, um direito fundamental para sua autonomia econômica e subsistência.

Fonte – Comunicação Social – DPU

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Paulo Silveira volta a assumir cadeira na Câmara Municipal de Acaraú


O vereador Paulo Silveira, primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro na Câmara Municipal de Acaraú, voltou a assumir uma cadeira legislativa, chegando ao seu sexto mandato. Paulo voltou ao legislativo na 5° sessão ordinária realizada nesta última sexta-feira, 14/02.

Paulo Silveira assumiu a cadeira do vereador Jarbas Nascimento (PSB), que apresentou no início da sessão desta sexta, requerimento solicitando licença de 120 dias para tratar de assuntos particulares. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O vereador Jarbas Nascimento é cotado para assumir a recém criada Secretaria de Relações Institucionais e Política na estrutura organizacional administrativa da Prefeitura Municipal de Acaraú. Caso Jarbas se torne secretário, Paulo Silveira assumira permanente a cadeira no legislativo.

A posse de Paulo Silveira foi comandada pela Mesa Diretora da Câmara de Acaraú, estando no momento o presidente Cláudio Jean (PSB) e a secretária Lucinha do Dino (PT).

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Ibama apreende em Acaraú 'milhares' de armadilhas usadas na pesca ilegal de lagosta


Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com Agência Brasileira de Inteligência (Abin), realizada nesta quinta-feira (13), resultou na apreensão de "milhares" de armadilhas para captura de lagostas em Acaraú, no litoral oeste do Ceará. 

As 'marambaias', como são popularmente chamadas, foram encontradas a céu aberto em uma área de 15 mil metros quadrados na praia de Aranaú, e estavam prontas para serem lançados ao mar antes do fim do defeso, que ocorre apenas em 30 de abril. Até lá, a captura de lagosta é proibida por se tratar do período produtivo da espécie. 

O número total de utensílios confiscados não foi divulgado pelo Ibama, mas o órgão informou se tratar da maior apreensão de armadilhas para captura de lagostas já realizada em território nacional. Com o resultado, o órgão estima que cerca de 300 toneladas de lagosta deixem de ser capturadas ilegalmente apenas em 2025. 

A operação também contou com a participação da Receita Federal do Brasil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, e Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).


Como se daria a captura ilegal?

Conforme o Ibama, a área onde estavam depositadas as marambaias também continha uma oficina rudimentar onde tambores metálicos eram cortados e amassados antes de seguirem para as pilhas de armazenagem. Segundo a investigação, os infratores carregavam caminhões diariamente e deslocavam os petrechos para barcos de pescas, para os lançarem ao mar. 

O órgão explicou ainda que, após o dia 30 de abril, após ser aberta a temporada de pesca da lagosta, pescadores mergulhariam até as marambaias, por meio de compressores de ar, capturando todas as lagostas já nelas abrigadas. "A prática do mergulho com compressor pode causar morte ou invalidez devido à doença descompressiva - uma embolia gasosa que acomete o mergulhador quanto este retorna rápido demais à superfície", destacou o Ibama.

Consequências ao meio ambiente!

O despejo das armadilhas ao mar também tem consequências danosas ao meio ambiente e à saúde humana, devido sua fabricação conter materiais diversos, que vão desde tambores metálicos, forros de câmaras frias enferrujados, geladeiras descartadas e pneus velhos. 

Entre os danos, destaca o Ibama, estão a contaminação das águas com produtos como solventes e óleos lubrificantes residuais, dano à vida marinha, podendo levar à diminuição da biodiversidade e à extinção de espécies, além da possibilidade da contaminação se espalhar pela cadeia alimentar, afetando desde o plâncton até os grandes predadores. Recifes de coral e outros ecossistemas sensíveis também podem ser particularmente afetados, com potencial de destruição.

Diário do Nordeste

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Moradores voltaram a protestar contra concessão do parque e taxa de acesso à Vila de Jericoacoara


Moradores, trabalhadores e empresários da Vila de Jericoacoara realizaram, na tarde de terça-feira (11), um novo protesto contra a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara e a cobrança de ingresso para aqueles que acessam a vila. A manifestação ocorreu na Pracinha de Jeri e reuniu representantes de diversos setores da comunidade local.

A cobrança da taxa de R$ 50 por dia havia sido anunciada para começar em 20 de dezembro, mas foi suspensa por 90 dias após pressão da prefeitura, vereadores e protestos da comunidade.

O parque foi concedido à administração privada no início de 2024, em um processo conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). No entanto, a concessão permite a cobrança de uma taxa diária para quem transita pelo parque apenas para chegar à vila, o que contraria o que havia sido garantido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas audiências públicas realizadas em 2022.

O ato contou com faixas, discursos e mobilização de diferentes setores da comunidade, que temem os impactos da medida na economia, no turismo e na vida dos moradores. De acordo com os organizadores, o objetivo é pressionar as autoridades a reverem a decisão.

Essa foi mais uma manifestação em meio a uma série de protestos que ocorrem desde o anúncio da concessão. Os manifestantes afirmam que seguirão mobilizados para garantir que Jericoacoara continue sendo um destino acessível e sustentável.

GCMais

TRF-5 retoma julgamento sobre demarcação da Terra Indígena dos Tremembés de Almofala, em Itarema


Os desembargadores da 7ª turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) começam a julgar, na manhã desta terça-feira (11), um pedido de nulidade do processo administrativo de identificação e delimitação da Terra Indígena Tremembé de Almofala, que fica no município de Itarema, no Interior do Ceará.

O julgamento será realizado na sede do Tribunal, no Recife, em Pernambuco. O caso será analisado pelos desembargadores federais Francisco Roberto Machado, Leonardo Augusto Nunes e Frederico Wildson da Silva Dantas, que é o relator do processo. 

O processo, movido pela empresa Agrico Plantio S/A, sucessora da Ducoco Agrícola S/A, iniciou em 1993, sendo o mais antigo em trâmite na Coordenação Nordeste II da Funai.

Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Defensoria Pública da União (DPU), Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), do povo Tremembé e o deputado estadual Renato Roseno (Psol) devem acompanhar o julgamento. 

SENTENÇA SUSPENSA

No início de 2023, o processo recebeu sentença de primeiro grau favorável aos indígenas. Na oportunidade, o juiz federal Marcelo Sampaio Pimentel Rocha entendeu que o processo não apresentava os vícios formais alegados pela empresa.

Após a decisão, a Agrico interpôs apelação contra a sentença e pediu a concessão de efeito suspensivo, deferido pelo relator do processo no TRF-5 em março do ano passado. Desde então, a sentença está suspensa e o processo de demarcação da TI está parado. 

REIVINDICAÇÃO DA TERRA
Os indígenas possuem Carta de Sesmaria em seu nome. Eles reivindicam o território e ajuizaram, ainda na década de 1980, ação de usucapião em seu nome, recebendo decisão favorável. Em 1986, a Funai iniciou os trabalhos de identificação e delimitação a partir de uma primeira visita in loco. 

Em despacho de 8 de julho de 1993, o trabalho de demarcação foi concluído, mas em razão de decisão proferida pela Justiça Federal – Ação Cautelar nº 93.00016859-2 – a demarcação permaneceu suspensa até fevereiro de 2023.

Tanto o pajé Luís Caboclo – in memoriam – quanto o Cacique João Venâncio são reconhecidos, pelo Governo do Estado, como mestres da cultura cearense, tendo o povo Tremembé reconhecimento nacional quanto a suas práticas culturais, especialmente o ritual do Torém, a pintura corporal, a língua ritual e outras. Há, ainda, sítios arqueológicos localizados na Terra Indígena Tremembé.

Diário do Nordeste

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Maiara e Maraisa são confirmadas como atração no Carnaval 2025 de Acaraú


Sucesso de público no Brasil e conhecidas por hits de sucesso, as gêmeas do sertanejo Maiara e Maraisa foram confirmadas como atração no Carnaval de Acaraú. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11/2) pela prefeitura de Acaraú.

As gêmeas tiveram seu primeiro álbum lançado em 2014 e possui contribuições de sucesso, como o álbum "Festa das Patroas 35%" em parceria com a cantora Marília Mendonça.

Além da dupla sertaneja, foram anunciadas os forrozeiros, Iguinho e Lulinha, Rey Vaqueiro, e Seu Desejo. Outras atrações devem ser anunciadas nos próximos dias. O Carnaval 2025 acontecerá de 1 à 4 de março.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Rejeição ao nome de Júnior Mano faz cresce nome de Robério Monteiro para vaga ao Senado pelo PSB


A liderança de Cid Gomes deve ser contestada dentro do PSB nas Eleições 2026. Se couber a vaga de senador ao partido, o presidente da legenda no Ceará, Eudoro Santana, irá ouvir Cid, mas também irá ouvir deputados e prefeitos.

Cid já disse não ser candidato em 2026, e no ato de filiação do PSB disse que seu candidato ao senado é o deputado federal Junior Mano (PSB), que está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) pelo suposto envolvimento em um esquema de manipulação eleitoral que teria atuado em 51 municípios do Ceará no ano passado.

O político é apontado como tendo um “papel central” na destinação de emendas parlamentares para uso ilegal dos recursos.

Junior Mano não teria a simpatia de outros correligionários seus, assim, comenta-se nos bastidores, que ganha corpo a candidatura do deputado federal Robério Monteiro ao Senado Federal, na cota do PSB, para compor a chapa com governador Elmano.

Com informações do CN7
Imagem: Balada In 

Em evento do PSB, Cid "lança" candidatos a deputados federal e estadual


Cid Gomes (PSB) aproveitou o evento desta sexta-feira, 7, de filiação de deputados estaduais ao PSB, para anunciar diversos nomes que irão concorrera deputado pela sigla em 2026, tanto no Ceará como pelo Brasil.

Ao citar o presidente da Assembleia Legislativa cearense (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), o senador afirmou que o partido terá projetos importantes para ele no futuro e o citou como alternativa para concorrer a deputado federal, apostando em alta votação.

"Seja muito bem vindo e pode ter certeza que esse partido terá para você projetos importantes no futuro (...) Aí, tudo é na conjectura, o Romeu é uma alternativa que a gente cogita para deputado federal. Se for candidato eu faço aposta que passa dos 180 mil (votos)", disse Cid.

O senador também anunciou que o ex-prefeito e atual secretário da Educação de Eusébio, Acilon Gonçalves, ainda sem partido, mas que em breve se filiará ao PSB, irá disputar para deputado federal sendo, segundo ele, "pule de dez" — expressão usada no turfe ao se referir a um cavalo superior aos demais com chances certas de vitória.

Cid Gomes citou os federais ainda filiados ao PDT, mas que irão ingressar na sigla socialista, Mauro Filho, Idilvan Alencar e Robério Monteiro. Eduardo Bismarck deverá se filiar ao Podemos. Além disso, apostou em vitória de Denis Bezerra (PSB), ex-parlamentar, com a ajuda do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Aproveitando o evento para fazer propaganda aos futuros candidatos, o senador afirmou que ou Leonardo Araújo ou a esposa Ana Paula concorrerá a vaga de deputado estadual pelo PSB.

De lideranças municipais de gestores, Cid citou Edinardo Filho, prefeito de Forquilha, distante 216,14 km de Fortaleza, Elizeu Monteiro, ex-prefeito de Itarema, localizado a 211 km da Capital.

Cid também anunciou que irão acertar quem será candidato a deputado estadual entre Roger Aguiar, ex-gestor de Marco, 223,75 km distante de Fortaleza, e Antônio Martins, prefeito de Cariré, longe 256,58 km da capital cearense.

O Roger (ex-prefeito do Marco) vai ser deputado federal também. Eu tô aí acertando pra ver se de duas a gente faz uma, que é o outro quadro que é o Antônio Martins (prefeito de Cariré), amanhã vamos ter um almoço pra ver se decide entre eles dois.

O Povo
Foto: Balada In

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Evento reflete sobre questões ambientais em Acaraú


Na tarde da última quarta-feira, 5, foi realizado no auditório do campus de Acaraú o Evento Ambiental, culminância da disciplina de Educação Ambiental dos alunos do curso técnico em Pesca do primeiro ano. Disciplina esta ministrada pela professora Rafaela Maia. O momento contou com apresentações e reflexões sobre os desafios ambientais contemporâneos, especialmente aqueles que envolvem os ecossistemas costeiros e a pesca.

A programação foi ampla e diversificada e versou sobre temas pertinentes ao quesito ambiental contemporâneo, com abordagens escolhidas pelos alunos para discussão que incluíram desmatamento, queimadas, resíduos e impacto sobre a fauna silvestre.

Foi realizada exposição de arte com desenhos, poemas e músicas, produzidos pelos alunos sobre os temas ambientais; palestra com o tema "Queimadas e incêndios florestais: causas, efeitos e como prevenir"; exibição de entrevista feita pelos alunos com especialistas para aprofundar a discussão sobre os impactos sobre a fauna silvestre; e o desfile sustentável, com roupas confeccionadas a partir dos resíduos sólidos mais encontrados em áreas de preservação permanente em Acaraú.

A organização do evento está sendo conduzida pelos alunos do curso técnico em Pesca com o suporte dos graduandos em Ciências Biológicas da disciplina de Projeto Social, da professora Soniamar Saraiva. As equipes foram divididas para atuar na curadoria, cerimonial, desfile e divulgação, garantindo uma experiência rica e bem estruturada para todos os participantes. Os organizadores do evento agradeceram a disponibilidade e presença da Defesa Civil de Uruburetama-CE.

LABOMAR realiza curso sobre educação oceânica para professores de Jijoca de Jericoacoara


O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, a partir de 8 de março, a segunda edição do curso Educação Oceânica na Costa Semiárida: Transformando Futuros. A formação é direcionada a professores da educação básica de Jijoca de Jericoacoara e localidades próximas, realizada em parceria com a Prefeitura do município, com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Projeto Jeri na Década do Oceano, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, serão oferecidas 24 vagas. As inscrições são gratuitas e iniciam em 14 de fevereiro, por meio de link na bio do perfil @universidadeazul, onde também será divulgado o resultado dos aprovados. A seleção dos participantes ficará a cargo da Secretaria de Educação de Jijoca.

O objetivo do curso é, por meio da qualificação de profissionais da educação, facilitar a inserção da cultura oceânica no contexto escolar e a construção de uma consciência de preservação ambiental, pautada no conhecimento científico. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos e ferramentas para o desenvolvimento de técnicas, práticas e metodologias que possam ser aplicadas no ensino interdisciplinar da ciência oceânica em escolas da costa semiárida.

As atividades teóricas e práticas ocorrerão em espaços de educação formal e não formal, como a Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, em Jericoacoara, e nos ecossistemas do Parque Nacional de Jericoacoara. Após esses encontros, os participantes terão acesso a uma base de material de referência e de aulas gravadas, bem como à orientação dos professores do curso para elaborar uma proposta de intervenção pedagógica. Posteriormente, essas intervenções farão parte de um ebook.

Vencedor do Edital Nacional nº 61/2022 (Ciência Cidadã e Divulgação Científica: Programa Ciência no Mar, Ciência Antártica e Ações Nacionais Voltadas à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável), do CNPq e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o projeto visa construir uma rede de colaboração entre universidades nacionais, internacionais, setor público e privado para difundir a cultura oceânica e colaborar com o acesso ao conhecimento sobre a importância do oceano e da costa semiárida do Brasil (CSB). Para isso, conta com a participação de 22 pesquisadores de diversas unidades da UFC (como o Departamento de Biologia e o Instituto de Cultura e Arte) e de outras instituições nacionais e internacionais.

A primeira edição do curso Educação Oceânica aconteceu entre abril e junho de 2024, quando formou 50 professores da rede básica de ensino de Fortaleza e região metropolitana. 

Ascom Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)

Povo Tremembé de Almofala enfrenta no TRF-5 batalha contra anulação de procedimento demarcatório


Um pedido de nulidade do processo administrativo de identificação e delimitação da Terra Indígena (TI) Tremembé de Almofala está na pauta do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF-5). Os desembargadores tratam da matéria a partir da próxima terça-feira (11/02), na sede do Tribunal, em Recife (PE).

A TI, localizada no município de Itarema, distrito de Almofala, a 210 km de Fortaleza (CE), é alvo da empresa Agricoco Plantio S/A, que recorreu ao TRF-5 após a 27ª Vara Federal de Itapipoca reconhecer, em fevereiro de 2023, a regularidade do processo administrativo feito pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

No ano passado, a Agricoco conseguiu um efeito suspensivo à apelação no TRF-5, o processo 0802634-17.2024.4.05.0000. O efeito suspensivo da apelação é a suspensão dos efeitos de uma decisão judicial até que o tribunal analise o recurso, pautado para a próxima terça pelos desembargadores.

O principal argumento da empresa, cujo foco de atuação é o cultivo de coco-da-baía, é de que os Tremembé de Almofala nunca ocuparam ou ocupam a Fazenda São Gabriel, parte da TI identificada e delimitada; linha de argumentação baseada na tese do marco temporal.

O STF definiu a tese do marco temporal como inconstitucional em dezembro de 2023

No entanto, a 27ª Vara Federal considerou que embora os Tremembé de Almofala tenham sido expulsos das terras entre as décadas de 1970 e 1980, portanto antes de 15 de outubro de 1988, os estudos da Funai mostram que o povo se manteve no território em oposição à ocupação da empresa, então chamada Ducoco.

A tese do marco temporal, por outro lado, passou a ser considerada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) uma conduta contrária à Constituição Federal em dezembro de 2023. A esse respeito, os ministros fixaram 13 teses ao Tema 1031 – vinculado ao processo de repercussão geral sobre demarcações de terras indígenas (leia mais aqui).

“Há mais de 50 anos que a gente vem enfrentando essa empresa, que chegou, invadiu e nos expulsou. Mas resistimos, quem sobreviveu seguiu firme, lutando no território, para tê-lo de volta. A terra é nossa mãe e nosso pai. Da terra tiramos o sustento, alimentação. Precisamos dela”, explica Fernando Tremembé.

Uma perícia chegou a ser realizada pela Justiça Federal do Ceará. O laudo final atestou inconsistências no documento apresentado pela Agricoco para definir a propriedade e posse da área. Com isso, a 27ª Vara Federal entendeu que a empresa não poderia questionar o processo administrativo da TI.

Contrariada, a Agricoco chegou ao TRF-5. Os interesses do povo Tremembé de Almofala serão defendidos pela Procuradoria Especializada da Funai, e o processo corre em um contexto onde anular procedimentos administrativos de demarcação e homologação entra na pauta do Judiciário (leia mais aqui).

Histórico da TI Tremembé de Almofala

Das 22 terras indígenas reivindicadas no Ceará, a TI Tremembé do Córrego João Pereira é a única homologada. As demais estão com seus procedimentos paralisados em alguma fase dos trâmites administrativos. Neste contexto se insere a TI Tremembé de Almofala e as controvérsias que não permitem o usufruto exclusivo do povo.

A ocupação do povo no território reivindicado como tradicional pode ser atestada por um leque variado e volumoso de documentos, entre eles a Carta de Sesmaria doada pela Coroa Portuguesa, e registrada em cartório no ano de 1857, sete anos após a Lei de Terras.

Em 1979, uma empresa chamada Ducoco Agrícola se instalou no território se dizendo proprietária da área

Se somam ainda os registros de perseguições e expulsões das famílias Tremembé do Aldeamento de Almofala, violências que se reconfiguram nos dias de hoje. Conforme pronunciamento do Conselho Indígena Tremembé de Almofala (Cita) à ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, nunca houve interrupção nas tentativas de tirá-los à força do território.

Em 1979, uma empresa chamada Ducoco Agrícola se instalou no território se dizendo proprietária da área. “Houve luta, resistência nossa. Entramos com ações na Justiça para que fosse reconhecido o nosso direito de permanecer na terra”, explica Fernando Tremembé.

Demarcação começa antes de 1988

A Funai esteve no território para iniciar a qualificação da demanda em 1986, ou seja, antes da Constituição de 1988. Em 1992, foi criado o Grupo de Trabalho pelo órgão indigenista para iniciar o procedimento administrativo de identificação e delimitação.

Em julho de 1993, o Diário Oficial da União publicou o Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tremembé de Almofala

No entanto, a empresa conseguiu uma decisão judicial que suspendeu o procedimento. Os Tremembé de Almofala não foram ouvidos na ação, mas conseguiram revertê-la em 2023 na 27ª Vara Federal de Itapipoca.

“Agora essa decisão vai ser julgada pelos desembargadores e temos a chance histórica de demonstrar o esbulho, a grilagem e a violência com que a firma tem nos tratado há tantas décadas. Podemos, nesse momento histórico, honrar os nossos antepassados que se encantaram na luta e devolver para eles o território que sempre foi nosso por direito há tantos séculos”, salienta o documento enviado ao MPI.

Conforme o acervo Povos Indígenas do Brasil, “os Tremembé foram citados em documentação histórica e em diversas obras do período colonial, tendo sido aldeados em certas missões, tanto no Maranhão como no Ceará, muitas vezes convivendo e fundindo-se a outras etnias também aldeadas pelos religiosos”.

Almofala foi o mais conhecido aldeamento dos Tremembé, tendo sido fechado na segunda metade do século XIX. As terras foram doadas aos índios da antiga povoação em 1857, mas acabaram sendo invadidas gradativamente por latifundiários. A população indígena continuou vivendo na mesma região, inclusive mantendo o ritual do torém.

“Chamados de caboclos ou descendentes de índios pelos regionais, os Tremembé passaram a reivindicar o reconhecimento oficial de sua identidade étnica a partir da década de 1980. Em 2003, a Terra Indígena Tremembé Córrego do João Pereira foi a primeira a ser homologada no estado do Ceará”, de acordo com o acervo.

Ainda a partir do acervo, os Tremembé, no estado do Ceará, estão nos municípios de Itarema, Acaraú e Itapipoca. Em Itarema, vivem tanto perto da costa, sobretudo no distrito de Almofala, como no interior, no Córrego do João Pereira, que compreende o Capim-açu, São José e Telhas. A região da “Grande Almofala” (Chaves, 1973) compreende a vila hom­ônima e um grande número de localidades onde vivem os Tremembé.

Ascom Conselho Indígena Missionária 

Marinha apoia procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes, em Itarema


A tradicional procissão fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes mobilizou fiéis e embarcações em Itarema, no Ceará, no último dia 2 de fevereiro. O evento, organizado pela Capela de Porto dos Barcos, contou com o apoio da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), que garantiu a segurança da navegação e a proteção ambiental durante todo o trajeto. A imagem da santa percorreu as águas do Rio Aracati-Mirim a bordo da embarcação “Veve”, seguida por barcos de devotos e uma motoaquática da Marinha.

A celebração de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos eventos religiosos mais significativos para os pescadores e navegantes de Itarema e de diversas regiões costeiras do Brasil. A tradição, que remonta a séculos, reforça a devoção dos trabalhadores do mar à santa que simboliza proteção e bons ventos para aqueles que vivem da pesca ou utilizam as águas como meio de sustento.

Além do caráter religioso, a procissão também tem um forte impacto social e cultural. A comunidade se reúne para expressar sua fé, fortalecer laços e manter viva uma tradição que atravessa gerações. O evento também fomenta a economia local, movimentando setores como o turismo e o comércio, que se beneficiam do aumento de visitantes e das festividades que acompanham a celebração.

Garantir que o evento ocorra de forma segura é um dos compromissos da Marinha do Brasil. Durante a procissão fluvial, a AgCamocim realizou inspeções navais nas embarcações participantes, verificando condições de segurança e orientando os navegantes sobre boas práticas de navegação.

Além disso, a Marinha atuou na prevenção da poluição hídrica, conscientizando os participantes sobre a importância da preservação ambiental durante o evento. A presença de uma motoaquática da AgCamocim acompanhando a imagem da santa também reforçou o compromisso da instituição com a salvaguarda da vida humana no mar, garantindo que o trajeto transcorresse sem incidentes.

A relação entre a navegação e a fé é um traço marcante em diversas culturas marítimas. No Brasil, eventos como a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes refletem essa conexão e destacam a importância da religiosidade para aqueles que enfrentam os desafios do mar.

Além de sua relevância espiritual, essa tradição fortalece o vínculo entre as comunidades costeiras e a história da navegação no país. A presença da Marinha em eventos como esse reforça o respeito às manifestações culturais e religiosas, ao mesmo tempo em que desempenha um papel essencial na proteção da vida e do meio ambiente.

Dessa forma, a procissão fluvial de Itarema segue como um símbolo de fé, união e preservação das tradições marítimas, contando com o apoio da Marinha para garantir que essa celebração continue a fazer parte da identidade cultural da região.

Defesa em Foco

PCCE cumpre mandado de prisão por descumprimento de medida protetiva em Cruz


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, na manhã de terça-feira (04/02), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 24 anos, suspeito de descumprir uma medida protetiva concedida à sua ex-companheira. A ação ocorreu no município de Cruz.

Mesmo após as medidas protetivas, o indivíduo procurou a vítima e a ameaçou. Durante diligências, a equipe policial da Delegacia Regional de Acaraú localizou o homem em um estabelecimento comercial na localidade de Preá. O suspeito resistiu à prisão e tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais.

O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Regional de Acaraú, onde o mandado foi cumprido. Ele, que já tem passagens por lesão corporal dolosa, agora está à disposição da Justiça.

Ascom Polícia Civil do Ceará

Suspeito de matar homem que foi retirado à força de shopping por criminosos foi preso em Marco


A polícia prendeu na segunda-feira (3/2) o segundo suspeito de matar um homem que foi agredido dentro de um shopping por criminosos, retirado à força e assasinado com dez tiros na calçada do estabelecimento no Bairro Sapiranga, em Fortaleza.

Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que Anderson Pereira da Silva, 29 anos, foi atacado por dois homens. Ele tentou reagir, mas recebeu vários chutes e murros, enquanto era segurado pelo pescoço, com um golpe conhecido como "mata leão".

Um terceiro homem, que aparece nas imagens com uma blusa vermelha, acompanhou as agressões, dando instruções para a dupla que agredia o homem. Ele foi identificado como sendo Diógenes Balbino dos Santos, conhecido como "Grandão", de 34 anos, que foi preso horas após o crime.

De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações a polícia identificou a participação de um homem de 25 anos, apontado como sendo a pessoa que atirou contra a vítima. Ele foi capturado na cidade de Marco, a 220 quilômetros de distância da capital cearense.

O executor, que não teve a identidade informada, já tem passagens por roubos, tráfico de drogas, crime contra a administração pública, porte ilegal de arma de fogo e receptação culposa. O criminoso foi encaminhado para a 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde foi autuado por homicídio doloso.

O Via Sul Shopping, onde ocorreu o crime, informou ao g1 que colabora com a investigação do caso.

"O shopping está colaborando ativamente com as investigações, fornecendo todo o suporte e informações às autoridades e reitera seu compromisso com a segurança de seus frequentadores", disse em nota.

A Secretaria da Segurança afirma que a Polícia Civil segue com as investigações para localizar e capturar o terceiro suspeito.

Morte de mulher pode ter motivado o crime
Uma das suspeitas da polícia é que o assassinato de Anderson foi motivado pela suspeita do envolvimento dele na morte da própria companheira.

Geisa Ibiapina Sousa Araújo, 38 anos, foi encontrada sem vida em um quarto na Travessa Vitória Régia, no Bairro Sapiranga, na manhã de sábado. O corpo dela não apresentava marcas de violência.

Testemunhas relataram à polícia que Anderson havia passado a noite toda com a mulher antes dela ser encontrada morta. O casal estava junto há quatro meses.

Apesar do corpo de Geisa não apresentar marcas de agressão, a causa da morte dela só poderá ser determinada após o resultado da Perícia Forense.

G1

TRE-CE inaugura Pontos de Inclusão Eleitoral e beneficia mais de 87 mil eleitores em Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos


As cidades de Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos, receberam na última semana os Pontos de Inclusão Eleitoral (PIELs), ampliando o acesso à Justiça Eleitoral.

A iniciativa faz parte do projeto do TRE-CE de levar atendimento eleitoral a todos os municípios que não contam com cartórios ou postos de atendimento do órgão.

Com o PIEL, a população dessas cidades não precisará mais se deslocar para municípios vizinhos para acessar serviços como alistamento eleitoral, cadastro biométrico, entre outros.

Além de ampliar a acessibilidade, a iniciativa fortalece a participação cidadã, possibilitando que todas as pessoas possam exercer seu direito ao voto com dignidade e facilidade.

Em Cruz e Jijoca de Jericoacoara as inauguração foram feitas pelo juiz eleitoral da 30ª ZE (Sede em Acaraú) Frederico Augusto Costa. Em Marco a inauguração foi comandada pelo juiz eleitoral da 96ª ZE (Sede em Bela Cruz) Gustavo Farias Alves.

Já em Morrinhos, o juiz eleitoral da 44ª Zona Eleitoral (Sede em Santana do Acaraú), Guido de Freitas Bezerra, comandou a inauguração do Ponto de Inclusão Eleitoral do município.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Saiba quais foram os deputados cearenses que votaram para tramitar a PEC do semipresidencialismo, modelo que dá mais poder ao Congresso


A proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o semipresidencialismo no País obteve o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara.

A proposta da (PEC) é de autoria do deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) e, até a manhã desta quinta-feira, 6, registrou 176 assinaturas no sistema interno da Casa.

O texto já ultrapassa a exigência de 171 signatários para começar a tramitar, mas o autor afirma que só protocolará uma proposta da (PEC) com ao menos 300 assinaturas, de forma a demonstrar apoio ao tema.

O semipresidencialismo é um modelo alternativo ao presidencialismo que vigora no País. Os exemplos mais famosos de países semipresidencialistas são Portugal e França. Se aprovado, um presidente da República eleito pelo voto direto dividiria poderes com um primeiro-ministro.

O modelo proposto por Hauly dá ao presidente a prerrogativa de nomear o primeiro-ministro, mas, por outro lado, empodera a Câmara, dando aos parlamentares mais atribuições para definir o plano de governo e o orçamento.

O presidente mantém as prerrogativas de nomear ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos tribunais superiores, além dos chefes de missão diplomática, do presidente e diretores do Banco Central (BC), do procurador-geral da República e do advogado-geral da União.

Enquanto a República, o Brasil já modificou o modelo parlamentarista entre setembro de 1961 e janeiro de 1963. O sistema, adotado como resolução da crise provocada pela renúncia à Presidência de Jânio Quadros, foi descontinuado após um referendo com ampla disposição ao modelo. Um novo referendo sobre o modelo de governo foi realizado em 1993, mas o parlamentarismo foi rejeitado.

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Casa, é um dos signatários da proposta da (PEC). O partido de Motta conta com o maior número de adeptos à medida, somando 35 assinaturas, seguidas pelo PL, com 33 apoios, e pela União Brasil, com 28.

O PT está ausente da lista de signatários, mas há adesões do "núcleo duro" da base de sustentação ao governo, como sete assinaturas do PDT e duas do PSB, sigla do ex-presidente Geraldo Alckmin. Além disso, PCdoB e PV, legendas federadas ao PT, registam um apoio cada.

Veja os deputados cearenses que assinaram à PEC:

AJ Albuquerque (PP-CE)
Danilo Forte (União Brasil-CE)
Domingos Neto (PSD-CE)
Mauro Benevides Filho (PDT-CE)
Mayra Pinheiro (PL-CE) (ex-deputado)
Moses Rodrigues (União Brasil-CE)
Robério Monteiro (PDT-CE)
Yury do Paredão (MDB-CE)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Roger Aguiar e Antônio Martins, dois pré-candidatos a deputado federal se encontram


Dois dos nomes mais comentados da política da Zona Norte neste mês de janeiro, quando tiveram seus nomes ventilados como candidatos a deputado federal nas eleições de 2026, o prefeito de Cariré, Antônio Martins, e o ex-prefeito de Marco, Roger Aguiar, que já confirmou sua pré-candidatira, estiveram reunidos na última sexta-feira, 31/1.

O momento foi registrado nas redes sociais tanto de Roger como de Antônio Martins. "Tivemos a oportunidade de trocar ideias, falar sobre a política de nosso estado e o futuro da nossa região. Quero aproveitar aqui e desejar muito sucesso ao amigo Antônio Martins e mandar um abraço carinhoso a todo o povo do Cariré.", escreveu Roger.

Já Antônio Martins, reeleito prefeito de Ceriré em 2024 para o seu quarto mandato a frente do município escreveu: "Na tarde de hoje, estive reunido com o ex-prefeito de Marco, Roger Aguiar, para uma conversa produtiva sobre o futuro político da nossa região."

Aldigueri confirma presença de Elmano e Alckmin no ato de filiação de 9 a 10 deputados estaduais ao PSB


O presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, confirmou, nesta terça-feira (4), a presença do Governador Elmano de Freitas e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na solenidade de filiação de 9 a 10 deputados estaduais ao PSB, a ser realizada, na próxima sexta-feira (7), no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.

Dos 10 deputados estaduais, a dúvida recai sobre Oriel Nunes, que recebeu, também, convite do Partido dos Trabalhadores. Romeu revelou, ainda, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, que o PSB ganhará três ou quatro deputados federais que ainda estão filiados ao PDT. Nessa lista, estão Mauro Filho, Robério Monteiro, Idilvan Alencar e o suplente Leônidas Cristino.

O grupo de deputados estaduais, que deixa o PDT em direção ao PSB, tem o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, Sérgio Aguiar, Guilherme Landim, Osmar Baquit, , Marcos Sobreira, Jeová Mota, Salmito Filho, Bruno Pedrosa e Lia Gomes e os suplentes no exercício do mandato Antônio Granja, Guilherme Bismarck, Tin Gomes e Helaine Coelho.

Ceará Agora

Policiais salvam bebê de dois meses engasgado com leite em Marco


Policiais militares salvaram um bebê de dois meses de idade que estava perdendo os sinais vitais após se engasgar com leite na localidade de Triângulo do Marco, na cidade de Marco, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira (3).

Conforme a Polícia Militar, os agentes estavam realizando um patrulhamento quando visualizaram os familiares da criança pedindo socorro.

Durante a ação, um dos militares pegou o bebê nos braços e aplicou a manobra de Heimlich, fazendo com que a criança voltasse a respirar.

Após o resgate, o garoto foi levado ao hospital, onde passou por uma avaliação e recebeu alta em seguida.

Com informações do G1