sábado, 13 de junho de 2020

Jijoca e Acaraú atrás apenas da capital com servidores investigados por possível fraude no auxílio emergencial


Depois de identificar que 24.232 servidores públicos estaduais e municipais no Ceará podem ter recebido, de forma irregular, o auxílio emergencial relacionado à Covid-19, a Controladoria Geral da União no Estado (CGU), agora, vai procurar 165 municípios para entregar a lista dos profissionais suspeitos às gestões. O trabalho foi uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Governo do Estado e mais 15 prefeituras, as de maior número de casos, já receberam os dados até ontem, totalizando 180 cidades. Apenas Hidrolândia, Jardim, Campos Sales e São Benedito não têm servidores envolvidos.

São 4.564 funcionários ligados ao Estado que estão na lista encaminhada ao Palácio da Abolição na quarta-feira (10). Os municípios que lideram a quantidade de pessoas investigadas são Fortaleza (1.587), Jijoca de Jericoacoara (628), Acaraú (505), Crateús (489) e Parambu (472). Caridade, Cariús e Uruoca têm um servidor cada nesse cenário de investigação, e estão no fim da lista.

Os nomes dos investigados não serão divulgados, já que eles ainda estão na condição de suspeitos. Servidores cearenses que já receberam Bolsa Família ou outro benefício social (total de 16.131) tiveram o auxílio emergencial liberado automaticamente pelo Governo Federal. No entanto, outros 8.101 fizeram o cadastro do benefício manualmente, ou seja, de forma intencional.

Nem todos os incidentes devem se confirmar como irregulares. Profissionais que recebem um baixo salário e que se encaixam nas condições do benefício não devem devolver o recurso recebido. Já os que receberam os valores comprovadamente de forma irregular serão obrigados a devolver o dinheiro.

O Ministério da Cidadania abriu um canal oficial na internet para o cadastro de brasileiros que receberam o dinheiro indevidamente durante a pandemia. A Controladoria também considera a possibilidade de fraudes com documentação de servidores. Os órgãos orientam que os gestores notifiquem os trabalhadores de forma individual e reservada.

4 comentários:

  1. Não podemos deixar de informar a população da cidade de Acaraú e demais cidades que o EX DEPUTADO FEDERAL ANÍBAL GOMES FOI CONDENADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL A 13 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO POR CORRUPÇÃO NA PETROBRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que o que o anibal tem a ver com isso seu imbecil,quem fez isso dai nao foi obrigado.

      Excluir
  2. Como verificar que o nome do servidor?

    ResponderExcluir
  3. Portal da transparência tem o nome de todos os que receberam. Aqui de Jijoca de Jericoacoara eu já identifiquei 20. Que vergonha! Mais de 24 mil famílias deixaram de receber o benefício por causa desses hipócritas. Nojentos!

    ResponderExcluir