segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Entenda por que a cor azul turquesa se formou em dois buracos próximos de Jericoacoara


Conhecida mundialmente por suas belezas naturais, Jijoca de Jericoacoara tem mais duas atrações ao seu redor para os turistas que pretendem visitar o paraiso. Duas "lagoas" da região têm atraído moradores e turistas por conta da cor cristalina da água, após o período chuvoso deste ano.

Localizados em Castelhano, município de Acaraú, e Caiçara, em Cruz, os novos ambientes ficam a cerca de 20km de Jericoacoara e a 18km do Aeroporto Regional de Jericoacoara. Eles se formaram por conta da retirada do barro para construção da CE-182, via de 13km de extensão que liga a Lagoa dos Monteiros à Praia do Preá, inaugurada em setembro do ano passado pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

Conforme o professor de história e morador de Caiçara, Janailson Silveira, o buraco havia tido a primeira cheia em 2017 e, no ano seguinte, recebeu um pequeno aporte de água, mas só neste ano por conta da quantidade mais elevada de chuva, a abertura ficou com o limite máximo.

Ainda segundo Janailson, a população local acredita que a coloração da água é azul por conta do solo da região. "Dois outros buracos foram abertos, alguns até maiores, em Córrego dos Anas e na Lagoa dos Monteiros, e não tiveram a mesma coloração", disse o professor.

Em entrevista ao O POVO Online, o professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, explica que a cor natural da água é azul, podendo apresentar diferentes tons mediante as substâncias presentes no local de armazenamento. "Quando o fundo do lago é de areia clara, o reflexo do comprimento de onda azul é intensificado", elucidou Meireles. O professor também esclarece que a água é pobre em nutrientes nessas lagoas de intenso azul, fato que também realça a cor real do líquido.

"Um lago com águas barrentas tem cor escura devido a elevada quantidade de argila e matéria orgânica em suspensão. Ele poderia se tornar azul retirando esses componentes que interferem na reflexão e refração da luz".

Comercialização

Por conta da beleza dos dois locais, algumas empresas de turismo já vendem pacotes de visita às lagoas, fato que multiplicou a quantidade de pessoas que visitam a área, de acordo com Janailson.

"O local é de difícil acesso, especialmente por não ter sinalização que indique como chegar até lá. Porém, como a rota é feita pelos moradores, eles sabem como chegar ao destino, algo que os turistas sozinhos não conseguem fazer", apontou o professor e morador de Caiçara.

Ainda segundo Janaílson, a perspectiva é que os donos das propriedades passem a cobrar um valor para que o acesso aos "buracos" seja possível. Entretanto, ele diz que a taxa será "simbólica".

E a qualidade da água?

Em contato com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) a fim de saber se a coloração da água das lagoas tinha alguma relação com a presença de minérios. O órgão informou, contudo, que não possui nenhuma gerência do caso, especialmente porque os terrenos são de propriedade privada, sendo - portanto -, de responsabilidade do proprietário aferir a qualidade do líquido.

Blog O Acaraú com informações
do Jornal O Povo

0 comentários:

Postar um comentário