quarta-feira, 29 de maio de 2019

Estudo deve traçar realidade socioeconômica do litoral cearense

Para melhor entender e atualizar as condições sociais e ambientais do litoral cearense, um estudo será elaborado sobre o Zoneamento Ecológico da Zona Costeira do Estado (Zeec). A pesquisa deve ser utilizada como instrumento técnico e político de planejamento para a faixa litorânea cearense e deve contribuir na construção de políticas públicas em consonância com diretrizes de desenvolvimento sustentável. O resultado desse material será apresentado em fevereiro de 2020. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 28, durante o 1° seminário de Zoneamento Ecológico da Zona Costeira do Ceará. 

A expectativa é identificar áreas e como podem ser desenvolvidas atividades econômicas nesses locais. No total, 23 municípios cearenses são banhados pelas águas do Oceano Atlântico, do Icapuí a Camocim. As ações envolvem as regiões da Costa Oeste, Leste e Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana e ocorrerão durante todo o ano de 2019.

De acordo Artur Bruno, titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), há grande interesse do empresariado na costa cearense, sendo o estudo um instrumento também requerido pelos empreendedores interessados em investir no Ceará. De acordo com ele, empresários da área de resorts, pousadas, hotéis, usinas eólicas e solares têm desejo, mas precisam de uma segurança para saberem sobre quais áreas podem empreender.

“Além disso, o estudo é para dar segurança aos moradores dos municípios litorâneos. Queremos que seja gerado emprego e renda. Mas ao mesmo tempo precisamos garantir a sustentabilidade desses recursos naturais. De forma resumida, crescimento econômico, gerando renda e preservando os recursos”, destacou Arthur Bruno na manhã desta terça-feira, 28. Conforme o secretário, a Sema fez um processo de licitação, o consórcio responsável pelo levantamento é a TPF GAU. Espera-se uma revisão do zoneamento geoambiental feito pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) alguns anos atrás. Além de preparar um zoneamento socioeconômico.


Seminário de Zoneamento Ecológico do Litoral do Extremo Oeste

Região Costa Extremo Oeste (Chuval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema, Amontada) 
Data: 4/6 
Horário: 8h30min às 13h 
Local: Auditório da Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara 
Endereço: Avenida Jericoacoara, n° 474, Centro, Jijoca de Jericoacoara


Blog O Acaraú com informações
do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário