quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão que afetou o Ceará e demais estados do Nordeste foi causado por queimada no Piauí

Ministro diz que causas da queimada estão sendo sendo investigada. Houve queda de energia de grandes proporções no NE às 15h03, diz Aneel.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira, 28, foi uma queimada na fazenda Santa Helena na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.

O ministro informou que as causas da queimada, se foi natural ou provocada por ação humana, ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema. A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia de grandes proporções no Nordeste às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal, de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.

O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.

A Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.

Cidades do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte foram atingidas pelo apagão.

Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.