Docentes do campusde Acaraú estão coordenando a construção de um catamarã a vela. A embarcação é vedada em resina e fibra de vidro, técnica inovadora na região do Baixo Acaraú. Os trabalhos são coordenados pelo engenheiro naval Maurício Aguilar, professor do curso Técnico Subsequente em Construção Naval docampus. A construção da embarcação está orçada em R$ 100 mil e tem como maior financiador o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Governo Federal.
Além de Maurício Aguilar, outros quatro professores do IFCE, juntamente com dois carpinteiros navais contratados e alunos do curso Técnico Subsequente em Construção Naval desta Instituição participam da construção da embarcação desde julho do ano passado. A previsão é que o barco fique pronto até o final deste mês. A perspectiva é que a embarcação seja utilizada nas comunidades pesqueiras de Acaraú para a difusão de novas práticas pesqueiras, além de ser utilizado nas aulas da Instituição.
Professor Maurício Aguilar ressalta a importância da construção do barco catamarã com vedação em fibra de vidro, por meio de uma técnica inovadora na região. A ideia é disseminar essa técnica, “trazendo uma nova alternativa à pesca na região, que aumente a segurança do pescador e sua qualidade de vida”, defendeu. Além dos alunos, o barco deverá servir às comunidades pesqueiras de Acaraú.
Para o diretor-geral do campus de Acaraú, professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, apoiador da iniciativa, que tem dado apoio logístico na execução do projeto, a construção do catamarã é fundamental para a região, uma vez que “apresenta técnicas inovadoras no Baixo Vale do Acaraú, por meio da transferência de conhecimento e tecnologia”, ressaltou.
Para quem deseja conhecer a embarcação e conhecer mais sobre a técnica utilizada de vedação em fibra de vidro, o barco catamarã está sendo construído no galpão Mundo da Criança, no bairro Rodagem, em Acaraú. A visitação pode ser feita em horário comercial.
0 comentários:
Postar um comentário