O Governo do Ceará, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e municípios cearenses, celebrou um marco histórico: 158 cidades foram agraciadas com o Selo Unicef, destacando-se como a edição de melhores resultados nos últimos 25 anos. A certificação, que abrange o período de 2021 a 2024, reconhece avanços significativos nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Entre os avanços mais notáveis estão a cobertura da Tríplice Viral D2 que subiu de 63,8% para 90,2% nos municípios certificados, ultrapassando a média nacional. A Busca Ativa Vacinal (BAV) nos 171 municípios que adotaram a estratégia do Unicef para acelerar a imunização infantil. Na educação 176 cidades atingiram metas de rematrícula de crianças e adolescentes por meio da Busca Ativa Escolar (BAE).
No compromisso de Longo Prazo, a parceria entre o Ceará e o Unicef, que já dura 25 anos, reafirma o compromisso com os direitos da infância. O representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, ressaltou a importância do trabalho conjunto: "Mais de 150 dos 933 municípios brasileiros que avançaram estão no Ceará. Essa parceria é um exemplo de aprendizado e conquistas mútuas.”
Entre as cidades premiadas estão as 7 (sete) cidades do Baixo Vale do Acaraú: Acaraú (foto), Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, e Morrinhos.
Impacto no Futuro
O Selo Unicef, que monitora indicadores sociais e promove ações integradas, reafirma o compromisso do Ceará em construir um futuro mais justo e promissor para seus jovens. A certificação celebra o presente, com olhos voltados para o fortalecimento das próximas gerações.
Com informações de O Estado CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário