No município de Acaraú, cuidadores que atuam na rede municipal de ensino estavam com salário atrasado há quase 2 (dois ) meses. A situação veio a tona após o município publicar nas suas redes sociais banner fazendo referencia a valorização do servidor com o pagamento antes de fechar o mês. No entanto, os cuidadores, que são bolsistas após passarem por uma seleção, e que recebem o valor de R$ 900,00, foram nos cometários e começaram a cobrar a gestão pelo salário atrasado de quase dois meses. Sensibilizados, pais de alunos especiais também realizaram a cobrança.
Na terça-feira, 02/05, uma comissão de cuidadores foram até a sede do governo de Acaraú e conversaram pessoalmente com a gestora para fazer a cobrança. Informações de quem esteve no encontro foi de quê a conversa não foi muito amistosa, mas houve a promessa do pagamento atrasado. Nesta quinta-feira, 04/05, houve o pagamento de um mês, ficando o restante para ser pago em 15 dias, quando completasse 1 (um) mês.
O cuidador tem sido peça fundamental nas escolas para o aprendizado das crianças especiais. Tem direito ao acompanhamento de um cuidador escolar qualquer criança ou jovem com deficiência física ou intelectual que o impossibilite de realizar as atividades diárias como os demais alunos.
É lei: O ART. 58 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para assegurar a presença de cuidador na escola, quando necessário, ao educando portador de necessidades especiais. O salário médio nacional de Cuidador De Crianças com Necessidades Especiais é de R$1.405.
Nenhum comentário:
Postar um comentário