As redes municipais de ensino de Jijoca de Jericoacoara e Cruz obtiveram grande destaque nacional na divulgação das notas do IDEB, realizada pelo ministério da educação na última sexta-feira, 16/9. Jijoca de Jericoacoara ficou com o 4º lugar nacional na séries iniciais e a cidade de Cruz ficou na mesma posição nas séries finais do ensino fundamental.
Além das médias municipais diversas escolas das duas cidades foram classificadas entre as melhores do Brasil, com destaque para a escola Joaquim José Monteiro, na cidade de Cruz e José Brandão de Albuquerque de Jijoca de Jericoacoara que obtiveram os melhores resultados nas cidades, respectivamente.
Nos anos iniciais, Jijoca de Jericoacoara ficou em 4º lugar com Ideb de 9,2, Cruz em 6º com Ideb de 9,0. Marco com 7,0, Itarema com 6,0, Bela Cruz com 5,8 e Acaraú e Morrinhos com Ideb de 5,7 não figuraram entre os 100 melhores do pais.
Já nos anos finais, Cruz ficou em 4º lugar com Ideb de 7,7, Jijoca de Jericoacoara em 9º com Ideb de 7,0, bela Cruz com Ideb 6,1 em 61º. Ficaram de fora doa 100 municípios mais bem avaliados, Morrinhos (5,3), Acaraú (5,2), Marco (5,1), Itarema (5,0) não figuram entre os 100 municípios mais bem avaliados do pais.
O Ideb varia numa escala de 0 a 10 e é aplicado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. Na composição da avaliação do Ideb, o Ministério da Educação (MEC) considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) — que foi aplicada nos meses de novembro e dezembro de 2021 — além dos índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário