Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2020

Prefeito realiza auidência pública e sindicato protesta contra a reforma da previdência de Itarema

A audiência é fruto de série de manifestações contrarias a reforma a previdência que aumenta de 11 para 14% a contribuição dos servidores públicos para o fundo da previdência de Itarema. Sindicato promete mobilizar servidores e protestar em frente a prefeitura 

O prefeito de Itarema Elizeu Monteiro convocou uma audiência pública na manhã desta terça-feira no Núcleo de Informatica e Tecnologia (NIT) no centro da cidade, o evento está marcado para as 9h da manhã e pretende discutir junto aos vereadores, servidores públicos, técnicos e demais interessados, a reforma da previdência do município. Segundo declaração de Monteiro a reforma se faz necessária para adequar as finanças do sistema de previdência do município, “há uma determinação legal a partir de uma lei federal e segundo nossa assessoria nós temos que adequar isso a nossa realidade local, a audiência é para ouvir servidores, vereadores e demais interessados na reforma”, ressaltou Monteiro.

Protestos – A diretoria do SINDITA (Sindicato dos Servidores Públicos de Itarema) convoca servidores públicos para marcarem presença às 8h da manhã para protestar em frente ao NIT contra a audiência e a reforma da previdência, o ato é uma manifestação contraria a decisão do prefeito em manter o projeto de lei que entre outras decisões, altera a alíquota de contribuição dos servidores públicos de 11 para 14%, motivo maior da onda de manifestações contrarias ao PL. Segundo um dos dirigentes da entidade Mardones Santos a entidade decidiu fazer a manifestação por discordar da proposta governamental, “Essa audiência não interessa para a categoria, por isso iremos fazer esse protesto, queremos barrar essas reforma”, disse. 

Assembleia Geral - A diretoria convocou ainda uma Assembleia Geral Extraordinária o ato está marcado para as 10h da manhã em frente a prefeitura de Itarema, segundo a assessoria jurídica a prefeitura realizou inúmeros parcelamentos da contribuição patronal de 2015 a 2018 e o debito foi parcelado em 240 meses ou 20 anos, houve ainda parcelamento de contribuição devida e não repassada, já de 2015 aos dias atuais há cinco contribuições patronais que o município não repassou, já em 2018 foi feito outro parcelamento do patronal.
    
Município Irregular – Ainda segundo a assessoria do sindicato, o município perdeu a certidão de regularidade previdenciária e culpa a má gestão do fundo pela situação irregular.

Protesto Radical – A assessoria jurídica do Sindita ressalta que a ocupação dos espaços em frente a prefeitura deve além das manifestações, queimar o projeto em praça pública e que além dessas ações devem recusar o retorno as aulas em 2020.

Real situação da Previdência – Em entrevista que será concedida com exclusividade e pela primeira vez no estado, o contador e especialista em finanças públicas Naldo Mendes irá abordar a real situação do sistema previdenciário de Itarema, entre elas o valor do rombo, contas de gestores desaprovadas e onde está e como está a aplicação dos recursos em caixa, a entrevista será as 12:30h no programa Radar 92 da Radio Difusora.

Com Informações do Jornalista Manoelzinho Canafístula

Nenhum comentário:

Postar um comentário