As cidades de Amontada, Itarema e Aracati, recebem nos próximos dias uma iniciativa de cinema itinerante gratuito, com filmes exibidos para a população em espaços públicos e com a utilização de energia solar. O projeto Cinesolar funciona com o auxílio de uma van que carrega um telão de 200 polegadas e de 100 assentos para o público.
Nesta sexta-feira, 18, o veículo chega em Amontada. No sábado, 19, é a vez de Itarema receber a sessão de cinema, enquanto Aracati será visitada na terça-feira, 22.
Além da exibição de filmes, o projeto Cinesolar estimula também a produção audiovisual de jovens das cidades visitadas. Os estudantes de escolas dos município participam da Oficina Solar, onde recebem lições de introdução à linguagem do cinema e produzem um curta-metragem.
O resultado é mostrado na mesma noite à toda a cidade, junto com a programação do projeto. O momento tem ainda a apresentação de um grupo folclórico local e a exibição de curtas premiados, assim como do longa-metragem "O Milagre de Santa Luzia", que acompanha o sanfoneiro Domiguinhos em viagens pelo Brasil onde encontrou com outros músicos regionais.
O projeto realizado pela Brazucah Produções, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, usa a energia solar e renovável como forma de unir o cinema à sustentabilidade, estimulando a discussão sobre o meio-ambiente. Os filmes exibidos também contemplam a temática.
Desde o início das atividades, em 2013, o projeto percorreu 242 cidades brasileiras. Durante esse tempo, as exibições de cinema com as placas de captação de energia solar geraram uma economia de 171 quilowatts, o equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada.
Programação
- Amontada, dia 18 de agosto (sexta-feira), a partir das 18:00hs, no Paço Municipal, Avenida Gal Alípio dos Santos, 1343, Centro.
- Itarema, dia 19 de agosto (sábado), a partir das 18:00hs, na Praça da Igreja de Patos, Zona Rural.
- Aracati, dia 22 de agosto (terça-feira), a partir das 18:00hs, no Sítio Cumbe, na Zona Rural, em Frente à Escola Raimundo Silvério Filho.
O Acaraú! com Informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário