Aeroporto será inaugurado no dia 24. Para quem mora ou trabalha em Jericoacoara, turismo predatório será ameaça ao ecossistema local
![]() |
Aeroporto recebe o primeiro voo no dia 24 próximo (FOTO: Divulgação/Carlos Gibaja/Governo do Ceará) |
A inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, no município de Cruz, previsto para inaugurar no próximo dia, 24, traz preocupações de ordem ambiental. Há o temor de que o aumento no número de visitantes esperado possa refletir em um turismo predatório, descaracterizando o ecossistema da região, um dos paraísos turísticos do Brasil mais conhecidos no mundo.
A presidente da Associação Empresarial Eu Amo Jeri, Sônia Cavalcante, é uma das que demonstra essa preocupação. Para ela, a cidade de Jijoca de Jericoacoara não solucionou problemas em aspectos básicos para receber os turistas, embora reconheça esforço do poder público para mudar a situação. Sônia também critica a “mania de querer fazer turismo massivo”.
“Acaba estragando o local, vai perdendo o charme. Do ponto de vista ecológico, não é positivo”, diz, afirmando temer, sobretudo, pelo Parque Nacional de Jericoacoara (PNJ). “Pessoalmente, tenho medo dos impactos trazidos pelo aeroporto. Mas medo não resolve nada. Desejamos boa sorte”.
Os impactos são admitidos pelo Governo do Estado. Para contorná-los, a Secretaria de Turismo (Setur) anunciou o planejamento de uma série de ações em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “para preservar as características de Jeri”.
“Estamos trabalhando para melhorar e controlar acesso, estacionamento, coleta de lixo, água, esgoto, entre outras questões”, afirmou o secretário Arialdo Pinho. Fazem parte do esforço as prefeituras de Jijoca de Jericoacoara, Camocim e Cruz.
De acordo com o ICMBio, 760 mil pessoas visitaram a unidade de conservação (UC) em 2016. O Conselho Comunitário de Jericoacoara afirma serem previstos entre 800 e 900 mil turistas neste ano em Jijoca de Jericoacoara.
Com a inauguração do aeroporto, que fica no município vizinho de Cruz, a distância entre Fortaleza e Jericoacoara deve cair de cinco para uma hora de viagem. Conforme a Setur, já estão confirmados voos para o dia 24 de junho, São Paulo Congonhas/Jericoacoara, pela companhia aérea Gol.
Na última quinta-feira, 01/06, a CVC anunciou já estarem à venda os pacotes da viagem Congonhas/Jericoacoara. A viagem custa a partir de R$ 1.598 por pessoa para um pacote de oito dias, já contando serviços como hospedagem. O investimento total no aeroporto foi orçado em R$ 73,9 milhões, custeados pelo Tesouro do Estado e pelo Ministério do Turismo.
Com Informações da Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário