
Os recursos se destinam ao pagamento de pessoal e manutenção dos centros e representam entre 10% e 15% das despesas mensais de cada CEO. As unidades de Parambu, Quixadá, Uruburetama e Ubajara já estão em funcionamento e contaram com investimentos do Governo Federal. Os CEOs de Crato e Russas estão previstos para começar a funcionar em 2010.
Os pacientes chegam aos Centros de Especialidades Odontológicas encaminhados pela rede de atenção básica. Nos CEOs são oferecidos serviços de diagnóstico de câncer bucal, tratamento de canais e de problemas de gengiva, além do atendimento bucal de pessoas com deficiência. O Ministério da Saúde recomenda que intervenções mais simples, como limpeza, restauração e extração de dentes devem ser realizadas pelas equipes de atenção básica.
Prevenção
A ausência de dentes ainda é um dos mais graves problemas de saúde bucal no Brasil. De acordo com Ivan Mendes, coordenador de Saúde Bucal do Estado, esse quadro vem mudando, com o aumento de repasses do Governo Federal para financiamento de próteses dentárias. ``Esse é um problema que mostra a ausência de políticas preventivas no passado``, ressalta. Segundo ele, apesar de não obrigatório, o serviço de prótese dentária é oferecido em CEOs regionais, como o do Crato.
No Ceará, existem 67 CEOs, sendo dez deles de abrangência regional, ou seja, atendem pacientes de mais de um município. Em 2010, devem ser inaugurados mais 14 Centros, de acordo com Mendes, nos seguintes municípios: Acaraú, Baturité e Russas (inauguração prevista para fevereiro) e Icó, Limoeiro do Norte, Crateús, Cascavel, Canindé, Camocim, Quixeramobim, Caucaia, Maracanaú, Brejo Santo e Itapipoca (inauguração prevista para junho).
Fonte: Blog do Erasmo Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário