quinta-feira, 1 de outubro de 2009

JERICOACOARA: Conheça um pouco de uma das praias mais belas do mundo localizado na Jijoca de Jericoacoara.

Jericoacoara
Jericoacoara é uma praia escondida por trás das dunas da costa oeste do estado do Ceará. Eleita pelo Washington Post uma das 10 mais belas praias do mundo, Jeri, como é chamada pelos nativos e os mais íntimos, é um pequeno cantinho do céu na terra, agravados por lagoas, mar calmo e enormes dunas, de onde é possível ver o pôr-do-sol mais bonito do Brasil. Desde 1984, a área em torno de Jericoacoara foi declarada Área Proteção Ambiental (APA) e se tornou um Parque Nacional em 2002, esta mudança trouxe muitas restrições e controles do turismo e das construções que ajudam a preservar a área.

A distância para cidades maiores e as dificuldades de acesso também ajudou a manter a praia isolada e autêntica. Só há 15 anos atrás, Jeri foi uma aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização moderna. O turismo cresceu rapidamente e tornou o vilarejo o destino mais charmoso do litoral brasileiro. Eletricidade chegou em 1998 e hoje, chuveiros quentes e ar condicionado já não são artigos de luxo. No entanto, uma vez que a iluminação das ruas é proibido por lei local, só a lua ilumina as ruas.
A viagem para Jeri representa um obstáculo natural, mas isso é parte do show. A rodoviária de Fortaleza para Jericoacoara apresenta belas praias e vilarejos rústicos. Os últimos 45 minutos você completa off-road "na-areia", entre dunas e ao longo de uma praia em que ela é uma das mais belas viagens do Brasil (ainda mais à noite, à luz da lua!). Após a chegada você encontrará vários cenários diferentes, no total, em uma combinação muito bonita e harmônica.

A vila com ruas cobertas pela areia que vem das dunas em frente ao mar ... ao longo praias de areia fina, coqueiros ... as lagoas criadas pela água das chuvas entre as dunas .... O vento constante faz Jericoacoara um dos melhores lugares do mundo para o windsurf e kitesurf. À noite, Jeri é serena, calma e com boas opções de restaurantes e bares, construindo um cenário perfeito para os amantes.

Kitesurf

A praia de Jericoacoara e as praias vizinhas pertencentes ao Parque Nacional de Jericoacoara e seu entorno, são ideais para a prática do Kitesurf.

Jericoacoara vem acompanhando o crescimento do Kitesurf, que a cada ano ganha mais praticantes, para muitos o mais radical de todos.

Tem carros conduzindo os Kitesurfistas e seus equipamentos, e indo a direção a Praia do Preá, principal point para a prática, ou retornando da mesma de Downwind pela praia da malhada, pela Bandeira, ou pelo Sítio Paraíso, embelezando ainda mais a paisagem de Jericoacoara.

Windsurf

Descoberta pelos velejadores em 1987, Jericoacoara hoje é considerada, segundo a revista “Windsurfing Magazine”, um dos 10 melhores lugares do mundo para um velejador viver, e por alguns, também é considerado como o melhor local no Brasil para a prática do Freestyle, além de ser o berço de 4 dos melhores no ranking nacional da categoria, inclusive do Campeão Brasileiro de Freestyle (2005), Ian Mouro.
A localização privilegiada, no extremo Oeste do estado de Ceará, favorece a prática do esporte em Jericoacoara, recebendo os ventos Alísios, que sopram de Sudeste para Nordeste, da linha do Equador em direção ao continente, correndo paralelo a costa ( Side Shore), entre a Pedra do Frade e a Bandeira e perpendicular (Off Shore), entre a Bandeira e o Sítio Paraíso.

Em Jericoacoara tem vento o ano todo, mas a temporada de velejo inicia em Julho e pode se estender ate os meses de Janeiro e Fevereiro, com ventos que chegam a 40 Knots nos dias mais fortes e com médias entre 20 e 30 Knots.

Passeios

Para visitar os lugares é possível ir de buggy ou até mesmo contratar os serviços de charreteiros, facilmente encontrados na vila.

Principais atrativos:

Pôr do sol na duna:
Imperdível. Vale a pena a eventual dificuldade em subir a duna, pois Jeri é um dos poucos lugares do Brasil onde o sol se esconde no mar, proporcionando um espetáculo fantástico. É o ponto de encontro no cair da tarde. Um show de beleza ímpar, que também tem como cenário a paisagem dos arredores da vila.
Na duna também se pratica o sandboard. O esportista desce o íngreme paredão se equilibrando nas pranchas, em pé ou sentado.

Pedra Furada:
Cartão postal da Região Rochosa de Jericoacoara, o monumento que colocou a praia entre as 10 mais belas do mundo é uma grande formação rochosa em forma de arco, esculpida pelas ondas do mar. Entre os dias 15 de julho a 15 de agosto é possível observar um espetáculo à parte: o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra.

Lagoas Azul e do Paraíso:
Águas transparentes com várias tonalidades de azul e verde permitem que o banhista observe o fundo.


Nova Tatajuba:
É uma pequena vila de pescadores a 33 quilômetros de Jeri. O passeio de buggy é feito através das dunas e manguezais. Uma antiga vila que existia ali acabou sendo soterrada pela areia. Destaca-se a linda Lagoa da Torta, excelente para um banho.

MEIO AMBIENTE

Conheça algumas particularidades do Parque Nacional de Jericoacoara. Criado em fevereiro de 2002 com o objetivo de proteger os ecossistemas costeiros e assim segurar a preservação de seus recursos naturais. O Parque Nacional compreende uma área de 6.295,00 hectares e o local possue diversas paisagens como: serrote, tabuleiro, restinga, manguezais, praias, gramados, lagoas e campos de dunas.


As Dunas - Entenda como funciona a migração das dunas dentro do Parque

Principalmente nas regiões costeiras, onde se tem disponibilidade de areia em quantidade apreciável e ventos constantes, as dunas comumente associam-se formando "Campos de Dunas".O transporte se da, frequentemente, por saltação.As dunas "migram" com maior ou menor rapidez à medida que o vento sopra as partículas de areia para outros pontos, normalmente retirando-as de barlavento para serem acumuladas em sotavento.As dunas costeiras sempre se formam na direção do vento predominante.
Modelo de migrações dos campos de dunas ao longo do Parque Nacional de Jericoacoara. Evidencia a fonte de sedimentos para a formação do campo de dunas e sua interação com as demais unidades morfológicas. Foi utilizado para a definição das trilhas e dinámica sazonal para a gestão do acesso de veículos. (Fonte: Plano de Uso Público das Trilhas de acesso ao Parque Nacional de Jericoacoara - IBAMA)

Modelo de Migração das Dunas

Ao longo do Parque Nacional de Jericoacoara foram identificadas três formas de migração das dunas, após serem edificadas.
Migram de continente adentro: contornam o promotório (serrote da Pedra Furada) e podem novamente alcançar a linha de costa a través do by pass de sedimentos (transpasse de areia)
Ao alcançarem o riacho Doce e o estuário do rio Guriú dão origem a bancos de areia, que são transportados pela dinâmica fluvial e das marés e os sedimentos voltam logo à praia.
Os campos de dunas migram para regiões interiores da planície até ser fixados pela vegetação ou mesmo sobreporem-se a outros campos de dunas já fixados.



O campo de dunas é uma planície composta de dunas fixas e móveis no formato barcana. A duna em crescente é a mais comum (com pontas nos dois extremos). Em geral, é mais larga que longa e fica oblíqua à direção do vento.Em Jericoacoara, tanto a correnteza como o vento correm, predominantemente, de leste para oeste. O movimento das dunas, aproximadamente 15 metros por ano, vão modificando todo o ambiente, empurrando as lagoas naturais.
A duna do Pôr do Sol: da sua formação até hoje passaram 500 anos aproximadamente. Agora ela está de frente para o mar, atualmente mede 30 metros de altura, mas vai diminuindo de tamanho com o tempo, processo acelerado pelo impacto natural e humano. A duna é um local privilegiado onde milhares de turistas do mundo inteiro, acompanham o Pôr do sol no mar de Jericoacoara.
CAVALOS MARINOS: MANGUE SECO PASSEIO ECOLÓGICO DO CAVALO MARINHO

Dentro do canal do Rio Camboa no Mangue Seco, no seu habitat natural, sete barqueiros são os encarregados de mostrar para os turistas caranguejos siríacos (vermelhos) e cavalos marinhos, num percurso de 20 minutos de alegre sossego.O Hipocampo o Cavalo Marinho é um peixe singular, que vive nas águas de rios e mares localizados em regiões de clima temperado e tropical. Amarelo, vermelho ou marrom, tem características semelhantes às do camaleão: mudam de cor para escapar dos predadores e mexem os olhos independentemente um do outro. É o único peixe que possui a cabeça perpendicular ao corpo. Nadam na posição vertical e para se movimentar rapidamente pela água usam a vibração da suas barbatanas dorsais. Possui uma cauda preênsil (como a do macaco aranha) com a qual se agarra nas plantas e raízes do manguezal, que fica à beira do rio.“Eles só comem alimentos que se movimentam: pequenos camarões, moluscos e vermes, que são sugados por seu focinho tubular” - disse Raimundo Nato, um dos barqueiros nativos.
No Brasil existem espécies diferentes de cavalos marinhos em profundidades que variam de 8 a 45 metros e todos eles são considerados vulneráveis por órgãos de proteção à natureza. O homem vem destruindo seu hábitat com a pesca do arrasto sem controle, a sua utilização em aquários ornamentais de água salgada, na medicina e com a venda no mercado negro.Com a intervenção da IBAMA e o asesoramento dos biólogos do PARNA (Parque Nacional) acabou o comércio dos animais.Em barcos com capacidade para 8, 12 ou 20 visitantes, os barqueiros dão informações curiosas:“A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho. Ele é quem os guarda numa bolsa até o momento do nascimento” - conta NONATO, 36 anos, antigo pescador da região e agora barqueiro.
O namoro entre eles é um baile nupcial, uma “valsa” que acontece por horas, até o momento em que a fêmea escolhe o macho dançarino para depositar cerca de 300 ovos em uma bolsa localizada no seu abdômen (parecida com a bolsa as fêmea do canguru). A gestação dura dois meses e no momento do nascimento, os ovos eclodem dentro da bolsa incubadora. O macho se contorce violentamente para expelir os filhotes, que nascem com menos de um centímetro e transparentes.“Apenas o 3% dos filhotes sobrevivem aos predadores naturais” parece lamentar-se Raimundo. A primeira coisa que fazem ao nascer é subir à superfície para encher as bexigas natatórias de ar (para poder ter equilíbrio ao nadar) e já se tornam completamente independentes dos pais. O cavalo marinho só tem um rim e não tem estômago.“O aspecto do tórax do macho é liso e o de sua companheira é em dentes de serra” completou Rafael para o Jornal, enquanto passeava os turistas numa outra balsa. O cavalinho possui uma cabeça alongada, muito parecida com a cabeça dos cavalos, inclusive a crina. Sua semelhança deu origem ao nome. O corpo é revestido por anéis ósseo e não é tão frágil quanto parece já que tem uma cobertura dura, uma armadura para se proteger dos inimigos.

MAIS...
Jericoacoara é considerada uma das praias mais exuberantes do planeta, então, preocupações devem ser deixadas de lado, dando importância primeiramente ao que a natureza criou durante muitos anos para seu bel-prazer. Não há dúvida que a beleza de Jeri é muito diversa, não é por acaso que os passeios de buggy e quadriciclos são os mais procurados pelo turista. Lagoas imersas entre enormes dunas, praias virgens, esculturas naturais nas rochas do Serrote rodeiam esta mágica vila. Lembre-se Jericoacoara é um Parque Nacional onde a ecologia tem um significado muito valioso entre os moradores.

Através dos anos a vila tem se adequado às exigências de quem visita Jeri, a estrutura turística é uma das mais importantes do estado do Ceará, conta com mais de 90 pousadas e hotéis além de uma gastronomia internacional com mais de 40 restaurantes de especialidades diversas: italiana, francesa, regional entre outras.Outro destaque importante de Jericoacoara é o esporte, escolas de windsurf, kitesurf, capoeira, sandboard, vem sendo um dos atrativos mais importantes da região. As características geográficas de Jeri e Preá proporcionam todo o necessário para a aprendizagem como assim também prática e competência destas modalidades. Campeonatos de windsurf e kitesurf são periodicamente organizados em Jericoacoara pelas melhores organizações do Brasil e do mundo.

Um dos ícones mais importantes de Jeri é a pedra furada, formação rochosa esculpida pelo mar por milhares de anos. O interessante da Pedra Furada é também o caminho que leva você até lá e a energia que paira no ar. Para os mais místicos o lugar tem uma energia diferente dos demais locais. Para garantir a preservação do local, O parque Nacional de Jericoacoara ganhou 400 hectares de terra, totalizando 8.850ha, incluindo, assim, o manguezal do Rio Guriú, reducto dos cavalos marinhos, além de algumas dunas fixas e tabuleiros cobertos por vegetação nativa.A conservação do local é o que faz de Jericoacoara um lugar exclusivo. Jericoacoara fica a 313km de Fortaleza, com acesso pelas BR's 222 e 402, passando pelas CE's 085, 422, 354, 402 e 179.
MAPA DE JERICOACOARA
click para ampliar

IMAGENS







Jericoacoara é show, emoção pura. As dunas, o pôr-do-sol, comidas deliciosas, águas mornas o ano inteiro e ventos perfeitos para os esportes como wind e kite. Venha explorar este paraiso.

0 comentários:

Postar um comentário