
Acaraú......é um município brasileiro do estado do Ceará.
Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.
Data da Criação: 31/07/1849.
Instalação: 05/12/1851.
Toponímia: Rio das Garças.
Variação Toponímica: Acaracu.
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Dia – 08/12.
Gentílico-Acarauense
Prefeito(a)- Pedro Martins Fonteles "Pedim do Cleto" (PT)
Etimologia:
Origem do topônimo Acaraú é indígena, sendo resultado da fusão de Acará (Garça) e Hu (Água), significado, portanto, “Rio das Graças”” (Paulinho Nogueira).
História:
A fundação do município de Acarau data de 31 de julho de 1849, já história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé, vem antes da chegada dos portugueses.
Os portugueses fizeram um reconheciemento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.
Em 1608 instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a Aldeia do Cajueiro (hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a iplementação econômica às margens do rio Acaraú pelos portugueses, acontece com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses, oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.
O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações que depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do que mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilometros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.
No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu , com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851.
O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de setembro de 1882.
A freguesia foi criada pelo decreto geral de 5 de setembro de 1832, com a transferência para a povoação da Barra do Acaraú da freguesia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala, antiga missão dos índios Tremembé.
Política:
A administração municipal localiza-se na sede: Acaraú.
Evolução Política:
Vem dos apagares do Século XVII, quando por Provisão de 21 de setembro de 1799, elevou-se o povoado à categoria de Distrito. Essa situação permaneceu durante quase século e meio, quando por força da Lei nº 150, de 22 de setembro de 1838, deu-se a supressão e o consequente retorno à condição anterior. Quatro anos após e por força da Lei nº 253, de 19 de setembro de 1842, deu-se em definitivo a sua restauração. Sua elevação à categoria de Vila, com o Distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. O título de Cidade, já com a denominação atual, ocorreu segundo Lei nº 2.029, de 5 de setembro de 1882.
Igreja:
Antiga Missão dos Tremembés – Instituída segundo Provisão de 12 de setembro de 1766 e posteriormente transformada em Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Almofala. Diante desse remanescente histórico e de acordo com o decreto geral de 5 de setembro de 1832, a precedente Freguesia emigrou para a nova sede, instalando-se na povoação da Barra do ACARAÚ.Essa situação, no entanto, logo se modificou, quando por força da Lei nº 139, de 10 de setembro de 1838, institui-se em Freguesia a capela de Santana, subordinada à matriz de Sobral e a manter a denominação de Freguesia de Nossa Senhora de Santana. Com o advento Lei nº 283, de 15 de dezembro de 1842, reverte-se o quadro anterior, modificando novamente a Freguesia. Retornou, então, à Barra do Acaraú, com a denominação alterada para Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Acaraú, local onde posteriormemente seria transformada em Paróquia e edificada a Igreja-Matriz.
Subdivisão:
O município tem quatro distritos: Acaraú(sede), Aranaú, Juritianha e Lagoa do Carneiro.
Geografia:
Clima
Tropical quente semi-árido com pluviometria média de 782,9 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.
Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são: Rio Acaraú, lagoas: de Guriu, Caiçara e Jijoca
Relevo e solos
As principais elevações são: Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara.
Vegetação
Vegetação costeira.
GEOGRAFIA:
Área 842,884 km²
População 57 542 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 68,27 hab./km²Clima Semi-árido
Fuso horário UTC−3
Área(% em relação ao Estado):0,63.
Altitude: 13m.
Latitude: 2°53’08.
Longitude: 40°07’12.
Mesorregião: Norte Cearense.
Microrregião: Litoral de Camocim.
Limites: Norte - Oceano Atlântico; Sul – Morrinhos; Leste – Itarema; Oeste – Cruz e Bela Cruz.
Distritos: Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro.
Acidentes Geográficos: Rio Acaraú e Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara, Lagoas de Guriu, Caiçara, Jijoca.
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 782,9).
Atrativos Naturais:
Praias (Barrinha,Aranaú,Monteiro,Arpoeiras,Barra do Zumbi,Espraiado,Volta do Rio,Coroa Grande) Lagoas (Espinhos da Volta,Dantas,Lagamar,Carrapateira), Ilhas (Ilha dos Fernandes,Imburana,Coqueiros,Grande,Ilha dos Ratos,Ponta do Presídio).
Economia:
A base da economia é a pesca, tanto que este possui um porto, com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações. Enseguida vem a pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão. Possui 13 indústrias: quatro de produtos alimentares; três extrativas minerais; duas de madeira; duas de produtos minerais não metálicos; uma de serviço de construção e uma de vestuário, calçados e artigos de couro e pele. A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.
Turismo:
O turismo é uma outra base da economia regioanal devido aos atrativos naturais:
Praias: Barrinha, Aranaú, Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
Rio Acaraú.
Cultura:
O principal evento cultural é festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição